Topo

Ele era chamado de goleiro de treino e agora virou 'R. Rodriguez' no Santos

Vladimir brilhou no clássico e fez sequência de defesas que lembrou goleiro uruguaio - Ricardo Nogueira/Folhapress
Vladimir brilhou no clássico e fez sequência de defesas que lembrou goleiro uruguaio Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/04/2015 06h00

A goleada do Corinthians no Danúbio na última quarta-feira e as recentes apresentações de Vladimir causavam temores entre dirigentes, conselheiros e torcedores santistas na semana passada. Muitos acreditavam que o goleiro sentiria a pressão de jogar o clássico e que o Santos corria o risco de sofrer uma goleada na Arena Corinthians.

Vladimir, inclusive, foi vítima de criticas de sua própria torcida em redes sociais. O camisa 12 é conhecido na cidade de Santos como “goleiro de treino”, devido a fama de brilhar nos treinamentos no CT Rei Pelé e por não repetir o desempenho em jogos.

No entanto, Vladimir brilhou no clássico e evitou que o Corinthians “matasse” o jogo no primeiro tempo. Nas redes sociais, onde foi criticado na semana passada, Vladimir foi comparado pela torcida santista com Rodolfo Rodriguez, arqueiro uruguaio consagrado por uma sequência de cinco defesas, em 1984, na Vila Belmiro.

A comparação foi feita porque Vladimir parou Guerrero em uma sequência digna de ir para seu DVD de melhores defesas, com duas espalmadas à queima roupa sensacionais, uma delas de cabeça e a outra com chute dentro da pequena área. Depois, o peruano ainda tentou mais duas vezes pela esquerda e também parou no arqueiro. Na segunda etapa, em uma das poucas chances do Corinthians, o goleiro santista fez uma bela defesa em uma cobrança de falta de Jadson.

“Tenho que continuar com os pés no chão. Tive uma felicidade muita grande. Momento único. Trabalhei muito para esse momento. Deus me abençoou e jogamos de igual por igual”, disse Vladimir após o clássico

Vladimir entrou em campo pressionado contra o Corinthians. O UOL Esporte apurou que o desempenho do atleta no clássico determinaria se o Santos contrataria um substituto para Vanderlei, que passou por cirurgia na face e desfalca o time por três meses. Diversos goleiros foram oferecidos durante a semana.   

“O Vladimir é um jogador excelente. Ele vem desde as categorias de base. Falei pra ele no vestiário: ‘eu tinha certeza do que você é capaz’. Ele é um excelente goleiro. O que ele fez é ‘nada mais nada menos’ do que ele pode oferecer ao Santos. Falta ritmo, imagina para um goleiro. O grupo deu muita força para ele lá dentro”, afirmou Marcelo Fernandes.

Vladimir já brilhava nos treinamentos quando Rafael foi promovido a titular do Santos em 2010. No entanto, o novo titular do gol santista se lesionou quando o então técnico Dorival Júnior queria colocá-lo no time na vaga de Felipe. Com isso, Rafael ficou com a vaga e só largou quando assinou sua transferência para o Napoli, da Itália.

A fama de bom goleiro nos treinos também garantiu a Vladimir a renovação contratual por mais uma temporada no início deste ano, incluindo aumento salarial.