Topo

Palmeiras empata com Ituano e fica atrás de rivais na 1ª fase do Paulista

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 23h51

Com um time quase inteiro reserva - e Valdivia - o Palmeiras se despediu da primeira fase do Paulistão com um empate em 2 a 2 diante do Ituano, em Itu, na noite desta quarta-feira. Assim como o restante do time, o chileno não brilhou: foi substituído no intervalo, para evitar o risco de lesão, em um jogo extremamente faltoso.

O resultado deixou o alviverde com 31 pontos: quarto classificado geral da competição, e o pior entre os três grandes da capital. Em tese, pelo regulamento original, jogaria as quartas-de-final, diante do Botafogo-SP, fora de São Paulo, por motivos de segurança.

Não é isso, entretanto, o que deve ocorrer. Nesta quinta, na sede da Federação Paulista, serão definidas as datas e os locais dos jogos. A tendência é que o Palmeiras entre em campo na segunda-feira à noite, no Allianz Parque.

A quinta trará ainda outras novidades para a torcida palmeirense. Contratado da Ucrânia, Cleiton Xavier, que será inscrito agora no Campeonato Paulista, será finalmente apresentado às 12h.

Fases do jogo: O primeiro tempo foi bastante truncado, com pouquíssimas chances para ambos os lados. Uma cabeçada de Nathan foi o lance mais perigoso do alviverde: a bola passou raspando na trave esquerda de Fábio. Claudinho, pelo Ituano, recebeu lançamento em posição perigosa, mas foi travado por Jackson na hora do chute.

A ausência de oportunidades não significa, porém, falta de movimentação. Onde faltou técnica, sobrou força e vontade - lances violentos aconteceram em vários momentos. O árbitro Antonio Rogério do Prado demorou muito para utilizar os cartões.

Uma entrada dura em Valdivia logo aos cinco minutos deu o tom. Maikon Leite devolveu, com um carrinho muito forte em Dick. No finalzinho do primeiro tempo, a arbitragem precisou intervir, e o resultado veio na forma de três cartões amarelos.

Na volta para segunda etapa, mais do mesmo. Em menos de cinco minutos, dois cartões, ambos para jogadores do Ituano. Cristian teve a chance de colocar o Ituano em vantagem, mas deu uma senhora furada após bom cruzamento de Clayson.

Como costuma acontecer no futebol, a bola parada apareceu para mudar um jogo totalmente travado. Aos oito minutos, Leandro Pereira cabeceou após cobrança de escanteio. A defesa rebateu e Rafael Marques mandou para as redes, Palmeiras sem brilho, mas à frente no placar.

Durou muito pouco. Aos 15, Nathan falhou feio ao tentar cortar uma bola no lado esquerdo, e deu um presente para Clayson. O atacante do Ituano aproveitou com muita categoria, tocando por cima de Aranha e empatando a partida.

O gol empolgou os donos da casa - pouco mais de dez minutos depois veio o segundo. Ricardinho recebeu dentro da área e, com a pontinha do pé, tocou na saída de Aranha. Melhor no jogo, o Ituano conseguiu a virada.

Na base da raça e da vontade, o Palmeiras conseguiu evitar a derrota. Robinho tentou finalizar na entrada da área duas vezes, mas foi bloqueado. A bola, porém, sobrou para João Pedro, que bateu forte, estufando as redes e dando números finais à partida aos 38 do segundo tempo.

O melhor: Clayson (Ituano). Protagonizou o lance mais bonito da partida: aproveitando falha de Nathan, encobriu Aranha com muita categoria, empatando o jogo para o Ituano. Além disso, participou de todas as principais jogadas de ataque do time.

O pior: Nathan (Palmeiras). O jovem zagueiro fazia uma partida segura na primeira etapa: chegou com perigo ao ataque e mostrou categoria ao sair jogando uma vez. Na segunda, porém, se comprometeu. Depois de errar alguns passes, cortou muito mal um lance na esquerda e deixou a bola de presente para Clayson marcar o gol do Ituano.

Toque dos técnicos: Oswaldo de Oliveira manteve o esquema 4-2-3-1, mas mudou as peças. Poupando titulares, colocou em campo um time quase inteiro reserva. Faltou entrosamento: sem trocas de passes envolventes, o alviverde criou muito pouco. O Ituano entrou com a proposta de se defender e utilizar os contragolpes. Foi eficiente.

Para lembrar:

Susto: Valdivia levou uma pancada forte logo aos cinco minutos, assustando a torcida palmeirense. O chileno se levantou e continuou em campo, mas foi substituído no segundo tempo para não arriscar uma lesão.

Barulho: a torcida alviverde foi em peso a Itu. Durante toda a partida, predominaram os gritos em favor da equipe visitante.

FICHA TÉCNICA
ITUANO X PALMEIRAS

Local: Estádio Dr. Novelli Junior, em Itu (SP)
Data: 8 de abril de 2015, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Antonio Rogério Batista do Prado (SP)
Assistentes: Paulo de Souza Amaral e Vitor Carmona Metestaine (ambos de SP)
Cartões amarelos: Ewerton Cabeça, Dick, Claudinho, Clayson, Naylhor (Ituano) Renato. Jackson, Victor Luis, Leandro Pereira (Palmeiras)
Gols: Rafael Marques, 9'/2ºT (0-1); Clayson, 15'/2º (1-1) Ricardinho, 26'/2ºT (2-1); João Pedro, 39'/2ºT (2-2)

ITUANO: Fábio; Dick, Leonardo Luiz, Naylhor e Peri; Ewerton Cabeça, Jonatan Lima, Clayson (Djavan) e Cristian (Guilherme); Claudinho (Pacheco) e Ricardinho
Técnico: Tarcísio Pugliese

PALMEIRAS: Aranha; João Pedro, Nathan (Victor Ramos), Jackson e Victor Luis; Gabriel e Renato; Maikon Leite (Cristaldo), Valdivia (Robinho) e Rafael Marques; Leandro Pereira
Técnico: Oswaldo de Oliveira