Topo

R. Oliveira sente dores no joelho, não treina e vira dúvida para o clássico

O atacante Ricardo Oliveira é o artilheiro do Campeonato Paulista, com nove gols - Ricardo Nogueira/Folhapress
O atacante Ricardo Oliveira é o artilheiro do Campeonato Paulista, com nove gols Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

17/04/2015 17h55

O atacante Ricardo Oliveira sentiu fortes dores no joelho direito e foi vetado do treino com bola na tarde desta sexta-feira, no CT Rei Pelé. Por conta disso, o artilheiro do Campeonato Paulista, com nove gols, corre o risco de desfalcar o Santos no clássico contra o São Paulo neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela semifinal da competição estadual.

“Ricardo apresentou um incomodo. Preferimos deixar lá dentro. Como não iamos fazer nada especial, está tudo tranquilo”, afirmou o técnico Marcelo Fernandes.

Além do camisa 9, o treinador não sabe se contará com o volante Valencia. O colombiano sofreu uma pancada no duelo contra o Londrina e também não pôde participar das atividades com bola. Marcelo Fernandes, inclusive, não conseguiu confirmar o time titular devido os problemas de lesões.

“Não posso dar escalação. Tem jogadores que treinaram e estão sob observação. Temos uma possibilidade boa de contar com todos. As presenças de Robinho, Renato e David Braz vão depender de uma série de coisas, tem que aguardar. Se puder, darei o time amanhã [sábado]”, disse.

O volante Renato e o zagueiro David Braz, que desfalcaram o time nas últimas rodadas, devem retornar no clássico.

Renato sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo e desfalcou o Santos nas últimas três partidas – contra Londrina, XV de Piracicaba e Rio Claro. O veterano treinou normalmente nesta quinta e deve retorna ao time. Com isso, os jovens Leandrinho e Lucas Otávio, que revezaram na posição, voltam ao banco de reservas. Caso Valencia seja vetado, os dois disputarão a posição.

David Braz, por sua vez, passou por cirurgia na mão esquerda [metacarpo] há seis dias e, por isso, não jogou contra XV de Piracicaba e Londrina. O retorno do experiente zagueiro ganhou mais importância devido à lesão de Gustavo Henrique. Exames médicos apontaram um edema no músculo posterior da coxa esquerda e o jovem defensor está vetado pelo departamento médico.

Desta forma, o Santos deve enfrentar o São Paulo com a seguinte formação: Vladimir, Victor Ferraz, David Braz, Werley, Chiquinho; Valencia [Leandrinho ou Lucas Otávio], Renato, Lucas Lima; Geuvânio, Ricardo Oliveira [Gabigol] e Robinho.

O Santos teve melhor campanha que o São Paulo na fase de grupos do Paulistão e, por isso, joga em casa em partida única da semifinal. No entanto, a equipe santista não possui a vantagem do empate. Caso ninguém vença nos 90 minutos, a vaga para final será disputada nos pênaltis.