Topo

São Paulo na semifinal é sinônimo de freguesia e título para o Santos

Santos eliminou o São Paulo três vezes em semifinal de Paulista nos últimos 5 anos - Julia Chequer/Folhapress
Santos eliminou o São Paulo três vezes em semifinal de Paulista nos últimos 5 anos Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

17/04/2015 06h00

Se depender do retrospecto recente entre Santos e São Paulo no Campeonato Paulista, o alvinegro praiano já pode contar com mais um título estadual em seu currículo. Isso porque o tricolor paulista se tornou uma espécie de freguês dos santistas quando o assunto é a fase semifinal do Paulistão. Nos últimos cinco anos, após o cruzamento entre os dois clubes nesta fase da competição, o alvinegro praiano sempre terminou campeão.

Na campanha do tricampeonato paulista (2010, 2011 e 2012), o time liderado por Neymar eliminou o tricolor paulista três vezes consecutivas e justamente na fase semifinal da competição, com vitórias na Vila Belmiro e no Morumbi.

Em 2010, a semifinal foi disputada em dois jogos. O Santos venceu as duas. No jogo de ida, os santistas ganharam por 3 a 2, no Morumbi. Na partida de volta, vitória tranquila por 3 a 0 na Vila Belmiro.

No ano seguinte, o Santos eliminou o São Paulo em jogo único da semifinal em pleno Morumbi, com uma vitória por 2 a 0. Em 2012, no último encontro entre os clubes na semifinal, a equipe santista eliminou o rival mais uma vez no Morumbi. Com show de Neymar, o time alvinegro venceu por 3 a 1.

Agora, Santos e São Paulo voltam a se enfrentar na semifinal do Paulistão, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro. Além do retrospecto favorável. A equipe santista descansou no meio de semana, já que o técnico Marcelo Fernandes poupou a maioria dos titulares no duelo contra o Londrina, em São José dos Campos, pela Copa do Brasil.

“Não tem vantagem nenhuma. A vantagem nossa foi poder ter descansado alguns jogadores, mas não quer dizer que o São Paulo vai chegar lá cansado, não tem nada a ver. É um clássico, o São Paulo é uma grande equipe, bem orientada, o Santos está precavido e uma das precauções era descansar nossos jogadores. Conseguimos, mas sabemos que domingo não tem essa de favorito, vamos jogar em casa, mais uma vez peço para o torcedor invadir a Vila Belmiro, fazer uma grande festa porque nós vamos precisar muito porque enfrentaremos uma grande equipe”, disse o técnico santista.

O Santos teve melhor campanha que o São Paulo na fase de grupos do Paulistão e, por isso, joga em casa em partida única da semifinal. No entanto, a equipe santista não possui a vantagem do empate. Caso ninguém vença nos 90 minutos, a vaga para final será disputada nos pênaltis.