Topo

Paulista - 2019

Palmeiras do clássico não é o mesmo que perdeu para Corinthians há 2 meses

Valdivia sai do banco para mudar o jogo para o Palmeiras - Ricardo Nogueira/Folhapress
Valdivia sai do banco para mudar o jogo para o Palmeiras Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

19/04/2015 11h00

Palmeiras e Corinthians se enfrentam neste domingo, na Arena Corinthians, pelas semifinais do Paulistão. A partida é a segunda entre os rivais em 2015: há pouco mais de dois meses, pela terceira rodada, o alvinegro levou a melhor por 1 a 0. Aquela equipe palmeirense, porém, era muito diferente do time que deve entrar em campo na Arena Corinthians.

Oswaldo pontuou isso em sua última coletiva de imprensa antes do clássico.

"O Palmeiras daquele jogo, vamos ter muitas mudanças, muitos jogadores que atuaram naquela partida não vão atuar nessa. Tobio, Vitor Hugo, Allione, Leandro Pereira... tem mais gente. E outros tantos vão iniciar a partida do nosso lado. Isso gera uma mudança substancial. Como eu acho que o Corinthians não tem segredo, está tudo exposto. O difícil é dobrar a competitividade do Corinthians, essa forma organizada que o Corinthians tem. Esse é o ponto que todas as equipes precisam evoluir e fazer prevalecer o melhor futebol", afirmou. 

O personagem do primeiro clássico foi Vitor Hugo: um dos reforços contratados nesta temporada, o zagueiro falhou e entregou a bola de presente no lance que acabou em gol de Danilo. Mesmo com o erro, se tornou titular absoluto de Oswaldo de Oliveira. No domingo, não joga: está suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo.

Tobio, outro titular em fevereiro, corre para se recuperar de uma lesão muscular, e pode ser desfalque. Caso isso aconteça, o alviverde deverá ter Jackson e Victor Ramos, uma dupla de zaga totalmente diferente da que jogou na derrota pela primeira fase. O lateral esquerdo Zé Roberto também é dúvida com dores musculares.

Nos volantes, também há mudanças: hoje Gabriel e Arouca são os titulares. O ex-santista ainda não estava à disposição, e o time teve Amaral como titular. Neste domingo, Arouca estará em campo; um reforço de peso para o Palmeiras.

As maiores diferenças foram no trio de meias ofensivos: a derrota por 1 a 0 teve Allione, Maikon Leite e Robinho. Dos três, só o último pode reencontrar o Corinthians: o argentino, lesionado, não joga; Maikon Leite foi cortado para a inscrição de Kelvin, por opção da comissão técnica.

A principal novidade deve ser Valdivia: depois de entrar na segunda etapa e decidir as quartas de final diante do Botafogo-SP, o chileno será titular caso não se lesione. O meia é uma das principais apostas ofensivas de Oswaldo de Oliveira, e jogaria ao lado de Dudu e Rafael Marques, dois jogadores que entraram na segunda etapa no primeiro encontro com o alvinegro.

No comando do ataque, o treinador alviverde tinha tudo para repetir a opção do clássico anterior: Leandro Pereira marcou o gol da vitória contra o Botafogo-SP e seria titular, mas recebeu também o terceiro amarelo.

Com isso, o time que enfrenta o Corinthians domingo pode ter até sete mudanças em relação ao que perdeu em fevereiro – quase uma equipe inteira diferente.  Os que devem jogar, entretanto, estão entrosados: pelo menos oito deles foram titulares durante a maior parte da temporada.

Com um time diferente e mais entrosado, a missão do Palmeiras é fazer com que isso se reflita em campo, com um resultado diferente na Arena Corinthians e a classificação para a final do Paulistão.