Topo

Santos x São Paulo vale vaga na final. E também emprego para ficar no banco

Marcelo Fernandes já correu risco de demissão; Santos conversou com Cristóvão Borges - Divulgação/Santos FC
Marcelo Fernandes já correu risco de demissão; Santos conversou com Cristóvão Borges Imagem: Divulgação/Santos FC

Do UOL, em São Paulo

19/04/2015 06h00

Para Marcelo Fernandes e Milton Cruz, a semifinal deste sábado, às 18h30, na Vila Belmiro, tem mais importância do que apenas a classificação à decisão do Paulistão.  Representa para ambos a chance de mostrar às respectivas diretorias que podem ser técnicos, e não só soluções emergenciais.

Neste domingo, a partir das 18h30, na Vila Belmiro, a partida será decidida na cobrança de pênaltis caso termine empatada no tempo normal. O vencedor enfrentará Corinthians ou Palmeiras, que se enfrentam mais cedo, às 16h, na Arena Corinthians.

Não mais interino, Marcelo Fernandes se beneficiaria muito de uma vitória sobre o São Paulo.  Até agora ele fez boa campanha no primeiro turno, vencendo Palmeiras e empatando contra o Corinthians, em Itaquera. Chegar à final do Paulistão poderia resultar em sobrevida até o Brasileirão e na desistência da diretoria em contratar Cristóvão Borges.

Marcelo Fernandes foi efetivado no comando do Santos, mas não está garantido para o Campeonato Brasileiro. Nos bastidores, os dirigentes santistas declaram que o ex-interino “está técnico e não é o técnico”.

O presidente Modesto Roma já se reuniu com os representantes do técnico Cristovão, ex-Fluminense, em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para conversar sobre um possível acerto com o treinador para o Brasileirão.

Na ocasião, o dirigente santista também se reuniu com os representantes do atacante Ricardo Oliveira e do goleiro Felipe, ex-Flamengo e ex-Corinthians.

Marcelo Fernandes correu risco de demissão no Paulistão. A diretoria avaliou o treinador contra o Corinthians. Para a cúpula alvinegra, uma derrota no clássico mostraria que o Santos necessitaria urgente de um técnico experiente para as finais do Estadual.

A efetivação de Marcelo Fernandes foi uma surpresa no clube. Isso porque Modesto Roma chegou a dizer que jamais efetivaria o então interino no cargo, pois teria que demiti-lo na primeira crise. Dois dias depois, após uma vitória contra o Palmeiras por 2 a 1, na Vila Belmiro, Fernandes foi efetivado no cargo.

Antes de Fernandes, a diretoria negociou com dois treinadores: Dorival Júnior e Vagner Mancini. O Santos desistiu de Dorival após o técnico aumentar sua pedida salarial. O treinador pediu R$ 320 mil mensais – o valor incluía o pagamento da comissão técnica. Vagner Mancini, o segundo da lista, aceitou trazer apenas um auxiliar, mas pediu cerca de R$ 270 mil.

A situação de Milton Cruz é diferente, mas ainda assim pode ser afetada positivamente em caso de vitória. O coordenador técnico do São Paulo deixará o posto caso haja acordo com Alejandro Sabella para suceder Muricy Ramalho. Mas o clube admite que não sabe qual será a resposta que irá ouvir do argentino nos próximos dias. Se negativa, o São Paulo teria de esperar pelo menos mais uma semana para voltar a conversar com Vanderlei Luxemburgo, ou até o início de julho para negociar com Jorge Sampaoli, técnico da seleção chilena. Se Sabella disser não e Milton vencer o Santos, dá motivos para que seja mantido.

Milton Cruz impressionou a diretoria do São Paulo nos últimos três jogos – venceu Portuguesa, Red Bull Brasil e Danubio. Adversários fracos, mas nas duas partidas os confrontos foram decisivos. Quartas de final da Libertadores e duelo importante no Uruguai. Os três triunfos, segundo o próprio vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro, diminuíram a pressa da diretoria são-paulina por uma resposta de Sabella, que já havia pedido prazo confortável para saber se tem alguma chance de assumir o Manchester City ou outro clube na elite do futebol inglês.

Assim como Marcelo Fernandes, Milton Cruz também corre o risco de deixar o São Paulo. Tudo está relacionado à contratação do próximo treinador. Apesar do presidente Carlos Miguel Aidar ter dito que a decisão será do sucessor de Muricy, Ataíde Gil Guerreiro declara: “A meu pedido o Milton Cruz continuaria na equipe do Sabella”.  Publicamente, Milton afirmou que não deseja ser efetivado neste momento, mas também fala das próprias qualidades e se coloca como "referência" na função de coordenador e auxiliar. 

FICHA TÉCNICA
SANTOS X SÃO PAULO


Data: 19 de abril de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Arbitro: Raphael Claus
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

SANTOS: Vladimir; Victor Ferraz, David Braz, Werley e Chiquinho; Valencia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Ricardo Oliveira e Robinho.
Técnico: Marcelo Fernandes

SÃO PAULO:  Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Tolói, Dória, Reinaldo; Denilson, Hudson, Wesley, Michel Bastos e Ganso; Alexandre Pato.
Técnico: Milton Cruz