Topo

Palmeiras é favorito se levar em conta o 'placar ideal' da final na Vila

Em contrapartida, Santos não perde há 34 jogos em estaduais na Vila Belmiro - Ricardo Nogueira/Folhapress
Em contrapartida, Santos não perde há 34 jogos em estaduais na Vila Belmiro Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Pedro Lopes e Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

03/05/2015 12h00

O Santos precisa vencer o Palmeiras por dois gols de diferença neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, para conquistar o título paulista. Se levar em conta as vitórias da equipe santista por esse placar em 2015 em seu alçapao, o alviverde é o favorito a levantar a taça.

O Santos atuou dez partidas como mandante, oito foram jogadas na Vila Belmiro. Entre os oito duelos, a equipe santista só venceu três por dois ou mais gols de diferença [3 a 0 diante do Ituano, 2 a 0 contra o Rio Claro e 3 a 0 ante ao Xv de Piracicaba].

Se não bastasse, o Palmeiras de Oswaldo de Oliveira não costuma perder por dois gols de diferença. O time de Palestra Itália só perdeu uma partida por esse placar nesta temporada - 2 a 0 para o Red Bull, no dia 29 de março.

"A postura é a de sempre. O Santos dentro de casa joga para frente, mas sempre com a responsabilidade de marcar. Fizemos jogos com bastante chances de gols. A defesa vem se portando bem, tomou um gol irregular contra o São Paulo [na semifinal]. Não podemos ser surpreendeidos, pois aí a missão vai se complicar", afirmou Marcelo Fernandes.

"É como eu falo, é um clássico dificílimo e qualquer detalhe decide. O Santos está muito forte, a semana foi muito intensa. Com certeza vamos fazer um grande jogo", completou.

Agora, quando o assunto é invencibilidade do Santos na Vila Belmiro, os palmeirense podem ficar assustado, apesar do time alviverde conquistar o título com um empate devido a vitória por 1 a 0 no Allianz Parque. Isso porque a equipe santista não perde em seu estádio no Paulistão há 34 jogos.

A última derrota foi justamente contra o Palmeiras, em 2011, quando os santistas perderam por 1 a 0, pouco antes de o técnico Muricy Ramalho assumir o cargo em que ficou até o primeiro semestre de 2013.

"Aforça da Vila é histórica. Não só a camisa do Santos, a camisa, o clube. Acho que é importantíssimo jogar aqui. É a nossa casa, onde conhecemos. A torcida faz um caldeirão. Vamos conversar nossa torcida, que venha em peso. Vamos fazer uma festa bonita e incentivar esses jogadores que vão fazer de tudo para ser campeão", disse.

Os associados esgotaram a carga de ingressos em apenas um dia. Os santistas estão confiantes, principalmente por causa da volta de Robinho na grande final. O atleta sofreu uma lesão de grau 1 na coxa esquerda e desfalcou o time no Palestra Itália. Além disso, a derrota por 1 a 0 foi considerada "magra" e reversível pelo alvinegro praiano. Atletas e comissão técnica até comemoraram o empate em São Paulo.

O Santos precisa vencer por dois gols de diferença para conquistar o título paulista nos 90 minutos. Caso vença por um gol de diferença a decisão será disputada nos pênaltis. Empate garante o título ao Palmeiras.