Topo

Título de 'Santos barato' empolga, e diretoria busca mais reforços modestos

Folha salarial do departamento de futebol foi reduzida em 50% nesta temporada - Danilo Verpa/Folhapress
Folha salarial do departamento de futebol foi reduzida em 50% nesta temporada Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

03/05/2015 18h24

O título do Santos contra o Palmeiras mostrou, principalmente para os dirigentes santistas, que a política do ‘bom e barato’ vale a pena. O alvinegro praiano foi campeão com um time que reduziu sua folha salarial em 50% nos primeiros meses deste ano. A folha do departamento de futebol caiu de R$ 6 milhões para R$ 3 milhões.

A diretoria santista prometia que manteria essa filosofia mesmo que não conquistasse o título estadual. Agora, com o troféu levantado, a cúpula alvinegra se empolga para seguir com a nova política do clube. O UOL Esporte apurou que a maioria dos reforços que o Santos conversa para o Campeonato Brasileiro disputou o Campeonato Paulista por equipes do interior.

O primeiro reforço já chegou e assinou contrato – o atacante Rafael Longuine, eleito a revelação do Campeonato Paulista, defendendo o Audax-SP.

A diretoria e comissão técnica do Santos, inclusive, aposta em Longuine como um possível substituto de Lucas Lima, que está na mira do Cruzeiro e pode se transferir para o futebol europeu no meio do ano. Dirigentes santistas veem o novo reforço com mais potencial, pois é um armador que entra na área e faz gol, principal defeito de seu atual maestro.

Outro reforço modesto que interessa é a revelação do Ituano – Clayson. O camisa 11 foi campeão paulista pelo time do interior no ano passado, mas se destacou mesmo nesta temporada. Na última rodada da fase de grupos da competição, ele brilhou no empate contra o Palmeiras por 2 a 2, com uma assistência e um golaço de cobertura no goleiro Aranha.

Além das revelações do Paulista, o Santos também busca um sonho antigo. Trata-se do atacante Lucca, do Criciúma. O jovem atacante, que já recusou uma proposta do Santos nos últimos anos, teve passagem apagada no Cruzeiro e está de volta ao time de Santa Catarina.

A "garimpagem" pelos estaduais pode render outros reforços. Alguns jogadores também foram oferecidos. Entre eles, os goleiros Preto, do Bonsucesso, e Henal, do São Bento. O volante Fernando Bob, da Ponte Preta, e revelado pelo Fluminense, também entra na lista dos atletas sugeridos por empresários.