Topo

Paulistão rebaixará seis clubes; técnicos deverão ter limitações

Doriva deixou a Ponte Preta para assumir o São Paulo. Essa troca não seria permitida no Paulistão  - Ricardo Nogueira/Folhapress
Doriva deixou a Ponte Preta para assumir o São Paulo. Essa troca não seria permitida no Paulistão Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

05/11/2015 13h46

A Federação Paulista (FPF) e os clubes participantes do Estadual definiram nesta quinta-feira o regulamento para a próxima edição do campeonato regional. A principal mudança se refere ao número de rebaixados: serão 6 clubes que cairão para a Série A-2.

Apenas dois serão promovidos - o Estadual de 2017, portanto, será composto por 16 equipes. Em edições anteriores, quatro times caíam, substituídos por quatro times promovidos pela A-2.

A redução de participantes era uma reivindicação dos grandes de São Paulo, que pedem intervalo maior de jogos.

Foram debatidas nesta quinta, na sede da FPF, três propostas para o torneio de 2016: subir quatro clubes e cair quatro clubes; subir dois e cair quatro; e cair seis e subir dois clubes.

Os clubes ainda estudam a possibilidade para que um treinador não pode treinar duas equipes na mesma competição. Por exemplo, não será permitido que um técnico seja demitido de um time da Série A-1 e assuma outra equipe dentro do torneio.

"Os clubes entre eles vão acordar de não contratar treinador de outro clube da Série A-1. Na primeira divisão não pode. O treinador é na divisão que ele está. Os clubes estão fazendo um acordo. Estamos vendo isso na equipe jurídica para ver se isso é legal. E ai vamos referendar. Para contratar outro treinador, o clube precisa comprovar o pagamento da rescisão do anterior. Para contratar um novo e botar no banco precisa comprovar que fez um acordo”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, explicou o presidente da FPF.

“A ideia foi do Paulo Nobre. A gente não botou na mesa. A gente não é presidente de clube, né? Queríamos ouvir com várias sugestões. E a ideia foi dele. E os clubes todos entenderam que era uma forma justa. Não queremos sair correndo atrás, queremos caminhas mais firme", completou

Ficou estabelecido também que um treinador não pode treinar duas equipes na mesma competição. Por exemplo, não será permitido que um técnico seja demitido de um time da Série A-1 e assuma outra equipe dentro do torneio. 

A fórmula de disputa não sofreu alterações. Serão quatro grupos de cinco times. As equipes da mesma chave não se enfrentam. Ao todo, serão 15 rodadas na etapa classificatória.

A organização do torneio manteve o limite de 28 atletas inscritos por clube. Na edição deste ano, a restrição foi bastante contestada pelos treinadores dos grandes durante toda a competição.

Tite, por exemplo, reclamou que a limitação impedia equipes de promoverem jovens valores, ferindo uma tradição de novos talentos apresentados em Campeonatos Paulistas.

Com a manutenção do limite de 28 atletas por time, a Federação inibe a utilização de “mistões” (times recheados de reservas), prática comum entre clubes grandes em fase classificatória. Só serão permitidas trocas nas inscrições com comprovações médicas.

A FPF anunciou ainda que, a partir de 2017, os gandulas do Campeonato Paulista serão exclusivamente da entidade, e não mais dos clubes.

CONFIRA AS CHAVES DO PAULISTÃO

Grupo A

Santos

Botafogo-SP

São Bento

Linense

Oeste

Grupo B

Palmeiras

Ponte Preta

Ituano

São Bernardo

Novorizontino

Grupo C

São Paulo

XV de Piracicaba

Audax-SP

Capivariano

Ferroviária

Grupo D

Corinthians

Red Bull Brasil

Mogi Mirim

Rio Claro

Acesso 4 (O Água Santa se classificou, mas pode ficar fora caso confirmada a impossibilidade de receber jogos em seu estádio. Se for desclassificado, a vaga será do Mirassol)