Santos espanta 'fantasma' dos jogos fora de casa e vence a Ponte Preta

Do UOL, em Santos (SP)

O Santos espantou o "fantasma" dos jogos como visitante ao vencer a Ponte Preta por 2 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Em 2015, a equipe santista não alçou voos maiores por causa do péssimo retrospecto fora de casa.

No Campeonato Brasileiro, por exemplo, o Santos terminou com apenas uma vitória longe de casa – contra o Cruzeiro. No total, foram apenas nove vitórias, dez empates e 15 derrotas como visitante.

Para conquistar a primeira vitória como visitante no ano, o Santos contou com os seus artilheiros – Ricardo Oliveira e Gabriel Barbosa. O primeiro abriu o placar após bela assistência de Gabigol. Já o camisa 10 marcou o seu em cobrança de pênalti, sofrido por Lucas Lima.

Com a vitória diante da Ponte Preta, o Santos assumiu a liderança do Grupo A do Paulistão, com quatro pontos ganhos. A Ponte Preta, por sua vez, fica na lanterna do Grupo B, com nenhum ponto ganho. A equipe santista volta a campo contra o Ituano, sábado, às 11h, na Vila Belmiro. O time de Campinas sai para pegar o Linense, no estádio Glibertão, na próxima quarta-feira. 

Ficha Técnica - Ponte Preta 0 x 2 Santos
 
Data e horário: 3 de fevereiro de 2016, (às 21h45 de Brasília)
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Fausto Augusto Viana Moretti
 
Gols: Ricardo Oliveira aos nove minutos e Gabigol aos 37 minutos do primeiro tempo
 
Cartões amarelos: Paulinho (Santos); Eurico (Ponte Preta)
 
Ponte Preta: João Carlos; Nino Paraíba, Tiago Alves, Ferron e Gilson (Jeferson); Eurico (Jonas), Elton, Clayson (Rhayner), João Victor e Felipe Azevedo; Alexandro 
Técnico: Vinícius Eutrópio
 
Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo e Zeca; Renato, Thiago Maia (Alison) e Lucas Lima; Paulinho (Patito Rodríguez), Gabriel Barbosa (Victor Bueno) e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior. 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoO Santos começou o jogo cometendo os mesmo erros da partida de estreia no Paulistão, quando empatou com São Bernardo na Vila Belmiro. O time de Dorival Júnior apostava nos lançamentos, a maioria deles interceptados pelos defensores da Ponte Preta. No entanto, após tomar um susto ao ver a Ponte marcar um gol anulado pela arbitragem, a equipe santista abriu o marcador com o artilheiro Ricardo Oliveira. O destaque da jogada ficou por conta de Gabriel Barbosa, que recebeu a bola na entrada da área, levantou a cabeça e cruzou nos pés do camisa 9, que tocou para o gol praticamente sem goleiro. A Ponte Preta só foi assustar o goleiro Vanderlei aos 31 minutos, quando Clayson arriscou chute da entrada da área. A bola passou perto da trave. Mas foi a equipe santista que balançou as redes novamente. Aos 37 minutos, Lucas Lima sofreu pênalti, e Gabriel cobrou para fazer 2 a 0. A Ponte ainda acertou uma cabeçada na trave, enquanto o Santos quase marcou mais um gol com Lucas Lima, que chutou rasteiro e a bola passou perto da trave.
  • Segundo tempoA Ponte Preta melhorou, foi mais ofensiva, mas expôs a falta de qualidade técnica de seus atletas. Clayson, Rhayner, João Victor, Felipe Azevedo e Alexandro abusaram dos erros nas finalizações. Quando acertou o gol, caso de Alexandro em cabeçada, Vanderlei fez uma ótima defesa. O Santos apostou nos contra-ataques e quase ampliou com Paulinho, que chutou de dentro da área e acertou o travessão da Ponte Preta.

Destaque

  • Fugindo do vestiárioPor causa do forte calor no vestiário visitante do estádio Moisés Lucarelli, o Santos resolveu realizaram a conversa do intervalo no gramado. As entrevistas coletivas também foram realizadas no campo.

Melhores

  • Gabriel Barbosa, SantosO camisa 10 foi responsável por uma linda assistência para o gol de Ricardo Oliveira, marcou o segundo gol do Santos em cobrança de pênalti. Além disso, Gabigol prendeu bem a bola no ataque e apanhou bastante do adversário em campo.

Piores

  • Clayson, Ponte PretaO atacante quase não participou do jogo. Não ajudou na marcação, finalizou mal quando teve uma oportunidade e foi substituído no intervalo.

Próximos Jogos - Ponte Preta

  1. Corinthians COR
    Ponte Preta PON
  2. Ponte Preta PON
    Flamengo FLA
  3. América-MG AMG
    Ponte Preta PON
  4. Grêmio GRE
    Ponte Preta PON
  5. Ponte Preta PON
    Chapecoense CHA

Próximos Jogos - Santos

  1. Figueirense FIG
    Santos SAN
  2. Santos SAN
    Internacional INT
  3. Corinthians COR
    Santos SAN
  4. Santos SAN
    Botafogo BOT
  5. Santa Cruz-PE STA
    Santos SAN

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos