Topo

Tite reduz expectativa e vê primeiro semestre corintiano como interrogação

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

03/02/2016 18h59

Tite não quer saber de expectativas elevadas para o Corinthians por enquanto. Focado em ajustar a equipe que jogará a segunda partida oficial da temporada na quinta-feira, contra o Grêmio Osasco, ele afirmou ter dito ao presidente Roberto de Andrade que a equipe corintiana é um ponto de interrogação. 

"Vou falar o que falei ao presidente, ao Edu Gaspar e Alessandro. O primeiro semestre é um ponto de interrogação. Não sei o quanto pode crescer. Não sei quanto, mas vamos trabalhar para apressar o processo. O jogo contra o XV foi na minha expectativa. Nem acima e nem abaixo, porque é essa a construção. Nem acima e nem abaixo", explicou. 

No Corinthians que agora espera pelas estreias de Giovanni Augusto, Guilherme e André, ele também comentou sobre a ordem dos processos. "Isso (novos jogadores) vai fortalecendo a equipe toda. Os atletas gostam disso. A gente respeita qualidade. É bom quando tem qualidade. Vamos montar, estruturar, dar tempo para que possa jogar uma partida". 
 
"O primeiro processo é trazer o atleta com suas características para fazer a função no sistema. Se eu mudar já de sistema e não deu resultado, vou ter que mudar o sistema e a peça encaixada. Precisa de tempo e ajustes. O Rodriguinho ano passado é exemplo. Não deu (na posição de Jadson), não andou dessa forma, precisava ser mais defensivo. Vamos ajustar", complementou para dizer os motivos para manter o mesmo desenho tático com tantas saídas.
 
CONFIRA MAIS DECLARAÇÕES DE TITE:

CRÍTICAS POR USAR POUCOS JOVENS APÓS SAÍDA DE MARCIEL

Vamos ser justos. O Maycon é exatamente da mesma função que o Marciel. É um segundo homem de meio-campo. Falei ano passado. Não está para Ralf, está para Elias na composição. E aí a opção. Abriu-se um mercado da possibilidade do Marciel jogar, se não jogar (no Cruzeiro) o problema não é nosso, é do Cruzeiro, que levou também com essa intenção.

O Maycon veio para esse primeiro ano. Era ou um ou outro. Por que não ter um primeiro volante? O Willians prefere jogar dessa forma, vai ser adaptado e a gente ter o Maycon como segundo? Se tivessem outros para jogar ali (mais atrás), estaria enganando o torcedor. Ainda fico na expectativa dele (Marciel) poder jogar e voltar melhor, como o Yago voltou melhor. Isso que não gosta de jovens ou não gosta de experiente é uma coisa rasa. Gosta de mais experiente ou mais jovem...é muito simples de ver. É ver se é bom ou não é bom. Senão vai pegar Tite não gosta, e o Cristian não foi inscrito no Paulista e o Arana e o Malcom terminaram o Brasileiro como titulares. 

EQUIPE TITULAR AJUSTADA
O Guilherme olhou e falou. 'Professor, a equipe que vai começar, a gente tem dificuldade de marcar (time reserva) porque já tem metodologia, tem um ano trabalhando, já tem ideia de futebol e temos dificuldade de marcar. Isso é bom. É o tempo de trabalho que permitiu atingir. Esses atletas agora vão apressar esse estágio. É intensificar com André, com Marlone, o Lucca tem quatro meses de clube.

LUCIANO
Está bastante apressada (a recuperação).  Nos trabalhos táticos, fui colocando ele como coringa e falei para ele: 'fica com maior número de ações repetidas e isso acelera processo de recuperação'. Isso fazemos com ele. Medo de cravar data (sobre volta) e depois errar. Mas estou contente com a evolução.

WILLIANS PRECISA SER MAIS DISCIPLINADO
Falei para ele: com a força e velocidade que você tem, não precisa fazer tantas faltas e tomar cartão. Ele disse que dá para trazer (isso). Mas sem comparativos (com Ralf) porque fica pesado. 

LUCCA COMEÇOU O ANO MAL
Se o jogador não tiver direito de jogar uma vez mal e continuar, como vai adquirir regularidade e confiança? Isso é humano. Essa pressão acaba acontecendo. Mas ele vê que tem coerência, vê que o técnico tem coerência.

D'ALESSANDRO DEIXA O INTERNACIONAL
Desejo sucesso para ele, para a família. Divergências tiveram, foram passadas ali e ali fechadas (no Internacional). Não acompanhei todo o Internacional, mas tenho feedback de torcedores. Aquele time de 2008 era bonito de jogar. Fez mais de 100 gols em três meses de campeonato. Era prazeroso de ver jogar, sim.