Topo

Santos está invicto sem Ricardo Oliveira, mas todos comemoram a volta dele

Ricardo Oliveira volta ao Santos após defender a seleção e ser poupado por Dorival - RICARDO SAIBUN/ESTADÃO CONTEÚDO
Ricardo Oliveira volta ao Santos após defender a seleção e ser poupado por Dorival Imagem: RICARDO SAIBUN/ESTADÃO CONTEÚDO

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

03/04/2016 06h00

O Santos que ainda tem objetivos na reta final da primeira fase do Campeonato Paulista conta com o retorno de seu principal artilheiro para cumpri-los. A começar pela partida deste domingo, diante do Capivariano, às 18h30 (de Brasília), na Arena Capivari, no interior paulista, válido pela 14ª rodada da competição.

Ricardo Oliveira retorna após três jogos de ausência da equipe como um dos responsáveis pelo heroico empate da seleção brasileira diante do Paraguai, na última terça-feira, em Assunção.

"O Ricardo é nosso homem gol, quando não joga nos faz muita falta. Estamos muito felizes por sua volta", disse o atacante Paulinho.

O camisa 26, por sinal, foi um dos mais que aproveitou as oportunidades durante a ausência do companheiro. No último jogo, marcou os dois primeiros gols com a camisa do Santos e é provável titular para o confronto.

Mas se a volta do artilheiro era desejada, curiosamente as coisas não pioram sem ele durante o ano.

Nos cinco jogos em que se ausentou, a equipe do técnico Dorival Júnior venceu três vezes e empatou outras duas, ou seja, está invicta. Com ele em campo, o retrospecto é inferior a de quando não atua: 59,2% contra 73,3%, respectivamente.

"Dá para aprender, e muito. Acho que estou aprendendo muito aqui, principalmente com o Ricardo, que sempre vem conversando com quem joga ao seu lado para que possa se posicionar bem porque ele sempre se movimenta para finalizar", explicou Paulinho.

Oliveira ficou fora dos últimos jogos devido a convocação, mas, também, por precaução, quando foi poupado pela comissão técnica. Nas três últimas partidas, duas vitórias e um empate lamentado sofrido já no fim, no clássico com o São Paulo.

Para a partida, Dorival poderá escalar o que tem de melhor, principalmente o meia Lucas Lima, poupado de parte do último confronto.

O Santos ambiciona o primeiro lugar em seu grupo para poder atuar o jogo único das quartas de final como mandante, na Vila Belmiro. O rival direto na disputa é o São Bento, que tem dois pontos a menos no Grupo A.

Além disso, a equipe também espera consolidar o segundo lugar geral na classificação do Paulista para se manter em seu estádio até, possivelmente, a decisão. O Corinthians é dono da melhor campanha da primeira fase, mas os pontos seguirão sendo contabilizados nas quartas e semifinais.

O Capivariano, dono da segunda pior campanha da competição, tenta sobrevida com vitórias em seus dois últimos jogos, além de uma combinação improvável de resultados. Caso não vença, será rebaixado.

Ficha Técnica - Capivariano x Santos
 
Data e horário: 3/4/2016, às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Capivari, em Capivari-SP
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Auxiliares: Fabrício Porfirio de Moura e Ricardo Pavanelli Lanutto
 
Capivariano: Cléber Alves; Maguinho, Leandro Silva, Bruno Maia e Alex Barros; Wigor, Jácio e Kleiton Domingues; Rodolfo, Alex e Jeam.
Técnico: Roberto Fernandes
 
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, , Lucas Veríssimo e Zeca; Thiago Maia, Léo Citadini (Rafael Longuine) e Lucas Lima; Paulinho, Gabriel e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior
 
Veja o retrospecto do Santos com o centroavante Ricardo Oliveira:
 
Com Ricardo Oliveira: 4 vitórias, 4 empates e 1 derrota (59,2%)
Sem Ricardo Oliveira: 3 vitórias e 2 empates (73,3%)
 
21/1 - Bahia 2 x 2 Santos - Arena Fonte Nova
30/1 - Santos 1 x 1 São Bernardo - Vila Belmiro (com Ricardo Oliveira)
3/2 - Ponte Preta 0 x 2 Santos - Moisés Lucarelli (com Ricardo Oliveira)
6/2 - Santos 2 x 1 Ituano - Vila Belmiro (com Ricardo Oliveira)
13/2 - Novorizontino 3 x 3 Santos - Jorjão (com Ricardo Oliveira)
20/2 - Palmeiras 0 x 0 Santos - Allianz Parque (com Ricardo Oliveira)
25/2 - Santos 4 x 1 Mogi Mirim - Pacaembu
28/2 - Red Bull 2 x 0 Santos - Martins Pereira (com Ricardo Oliveira)
6/3 - Santos 2 x 0 Corinthians - Vila Belmiro (com Ricardo Oliveira)
12/3 - Santos 1 x 0 Água Santa - Pacaembu (com Ricardo Oliveira)
20/3 - Rio Claro 0 x 0 Santos - Augusto Schmidt (com Ricardo Oliveira)
15/3 - XV de Piracicaba 0 x 1 Santos - Barão de Serra Negra
27/3 - Santos 1 x 1 São Paulo - Vila Belmiro
31/3 - Santos 4 x 1 Ferroviária - Vila Belmiro