Topo

Atual campeão, Santos cai em grupo de vice Audax no Paulistão 2017

Ernesto Rodrigues/Folhapress
Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

Danilo Lavieri e Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

01/11/2016 13h06Atualizada em 01/11/2016 14h26

A Federação Paulista de Futebol definiu nesta terça (01) os grupos do Campeonato Paulista de 2017. Serão quatro chaves com quatro equipes cada. Os times jogarão contra os clubes dos outros grupos. 

O atual campeão paulista, o Santos, caiu no grupo que pode ser considerado mais difícil com o vice-campeão de 2016 Audax, Ponte Preta, que disputa a primeira divisão do Brasileirão e Mirassol. "Grupinho difícil, rapaz. Mas grupo da morte eu prefiro não falar. É o grupo da vida!", comentou o presidente do Santos, Modesto Roma Júnior logo depois do sorteio. 

Os times do mesmo grupo se enfrentam logo no primeiro mata-mata. O primeiro colocado pega o segundo da sua chave. A fase de mata-mata será toda disputada em dois jogos. Para as semifinais, os times formarão um ranking de acordo com a campanha da primeira fase. O melhor  enfrenta o quarto, enquanto os outros dois decidem em ida e volta o outro finalista.

Confira os grupos:

Grupo A – Corinthians, São Bernardo, Ituano e Botafogo-SP
Grupo B – São Paulo, Red Bull Brasil, Linense e Ferroviária
Grupo C – Palmeiras, São Bento, Novorizontino e Santo André
Grupo D – Santos, Audax, Ponte Preta e Mirassol

O formato do Campeonato Paulista de 2017 foi definido em reunião nesta terça com representantes e presidentes dos 16 clubes estiveram presentes na sede da FPF, em São Paulo: Santos, Osasco Audax, Corinthians, Palmeiras, São Bento, São Bernardo, Red Bull, São Paulo, Novorizontino, Ponte Preta, Ituano, Linense, Botafogo, Ferroviária, Santo André e Mirassol.

O presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, ressaltou que as alterações no formato ajudarão o campeonato a melhorar. "Vocês podem ter certeza que vamos fazer o melhor campeonato da década, melhoramos em muitos aspectos. Melhoramos a premiação. Vai ser o melhor campeonato da década”, comentou

Com relação ao último torneio, cada grupo terá quatro equipes, uma a menos que no último campeonato. Outra mudança é na fase final, que passará a ter todos os jogos com ida e volta. Em 2016, apenas a final foi disputada em duas partidas, enquanto quartas e semi foram decididas em um confronto.

Além do formato do Paulistão no geral, os clubes ainda aprovaram o Troféu do Interior, com equipes do interior de São Paulo. A disputa paralela dará vaga para a Copa do Brasil. O Santos e os clubes da capital não participam do torneio, que será disputado em quatro datas pelos clubes que ficarem entre nono e décimo quarto na classificação geral.
 

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.