Topo

Campeonato Paulista 2017 muda para ter mais clássicos e decisões

Eduardo Knapp/Folhapress
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Danilo Lavieri e Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

01/11/2016 12h32

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu nesta terça (01) o formato oficial do Campeonato Paulista 2017. Com 16 equipes, o objetivo principal é ter um torneio mais competitivo com maior número de clássicos e disputas mata-mata.

As 16 equipes da série A do Paulistão serão divididas em quatro grupos. Com relação ao último torneio, cada grupo terá quatro equipes, uma a menos que no torneio de 2016. Como o último torneio, os times jogam contra os outros grupos. Os dois melhores de cada grupo se classificam. Os dois piores no geral serão rebaixados. 

Outra mudança é na fase final do campeonato, que passará a ter todos os jogos com ida e volta. Em 2016, apenas a final foi disputada em duas partidas, enquanto quartas e semi foram decididas em um confronto.

O Congresso técnico da FPF realizado nesta terça ainda ajustou questões burocráticas com os times. Um dos pontos com relação a isso foi o limite de jogadores inscritos. A entidade decidiu manter o limite de 2016, ponto criticado pelos clubes.

Além do formato do Paulistão no geral, os clubes ainda aprovaram o Troféu do Interior, com equipes do interior de São Paulo. A disputa paralela dará vaga para a Copa do Brasil. O Santos e os clubes da capital não participam do torneio, que será disputado em quatro datas pelos clubes que ficarem entre nono e décimo quarto na classificação geral. 

Representantes e presidentes dos 16 clubes estiveram presentes na sede da entidade, em São Paulo: Santos, Osasco Audax, Corinthians, Palmeiras, São Bento, São Bernardo, Red Bull, São Paulo, Novorizontino, Ponte Preta, Ituano, Linense, Botafogo, Ferroviária, Santo André e Mirassol. 

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.