Topo

Nova lei com hino completo cria confusão em jogos do Paulistão

Do UOL, em São Paulo

13/02/2017 04h00

Uma nova lei aprovada pelo Senado Federal em dezembro do ano passado tem causado confusões antes do início de jogos do Campeonato Paulista. Pensando que o hino nacional não seria reproduzido na íntegra, as equipes começaram a se cumprimentar no final da primeira parte da canção.

Na vitória por 3 a 2 do Santos sobre o Red Bull Brasil na manhã do último domingo (12), os jogadores começaram a se saudar no momento em que o arranjo do hino nacional dá uma pausa para o início da segunda parte. O serviço de som do estádio do Pacaembu seguiu com a reprodução, mas logo em seguida interrompeu.

Já no confronto entre São Paulo e Ponte Preta, também de domingo, os primeiros atletas do Tricolor, posicionados perto do trio de arbitragem, começaram a se movimentar para cumprimentar o time de Campinas antes do encerramento do hino. Rodrigo Caio percebeu e puxou os colegas de elenco para continuar o protocolo.

A Federação Paulista de Futebol até se pronunciou nas redes sociais depois da sequência de equívocos. "O hino nacional tocado na íntegra antes dos jogos do Paulistão não é determinação da FPF, mas uma nova lei federal", escreveram no Twitter.

De acordo com a Lei 13.423/2016, aprovada em dezembro do ano passado, o hino nacional deverá ser tocado integralmente na abertura de competições nacionais que integram o Sistema Nacional de Desporto, dentre elas, as ligas regionais.

Os políticos que redigiram a nova norma acreditam que a reprodução integral do hino brasileiro despertará um sentimento de patriotismo maior em relação à canção do país, assim como ocorre em outras nações.

Veja o tuíte da Federação: