Topo

Pior do século? Santos tem na Vila novo teste para a defesa

Ricardo Oliveira foi relacionado pela 1ª vez em 2017 e deve estrear na temporada - Ivan Storti/Santos FC
Ricardo Oliveira foi relacionado pela 1ª vez em 2017 e deve estrear na temporada Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

18/02/2017 04h00

Sete gols sofridos em três jogos. A defesa do Santos não começava tão mal uma temporada desde 2000, quando levou nove tentos nas três primeiras partidas. Neste sábado (18), contra a Ferroviária, na Vila Belmiro, o time de Dorival Júnior tem mais uma chance de provar o que o técnico falou na entrevista coletiva após a derrota para o São Paulo: o setor defensivo não é problema.

Os números, porém, jogam contra Dorival. Apesar de o técnico apontar ‘erros pontuais’ para os gols sofridos na última quarta-feira (15), a defesa do Santos vem se mostrando frágil neste início de temporada. Fora os sete gols, o time do litoral ainda viu o Red Bull mandar três bolas na trave na partida do último domingo - um tento irregular nos acréscimos garantiu a vitória.

Para corrigir – ou ao menos amenizar – os problemas no setor, existe a expectativa da estreia de Cleber, o que acabaria com a improvisação que vem sendo feito desde a primeira rodada, com o volante Yuri atuando ao lado de Lucas Veríssimo. Quem também deve reforçar o time em breve é David Braz, recuperado de uma lesão e inscrito no Paulistão nesta sexta (17).

Lembra deles?

Na última vez que havia sofrido tantos gols no início da temporada, em 2000, a zaga do Santos tinha Pereira, André Luís, Galván e Márcio Santos, e o torneio era o extinto Rio-São Paulo. O Santos levou 3 a 0 do Botafogo logo na estreia, e na sequência foi goleado por 5 a 2 pelo rival São Paulo. Já na terceira partida foi melhor: empate por 1 a 1 com o Flamengo.

Caminho certo?

Apesar do início de temporada irregular, os jogadores santistas garantem que o time está no caminho certo e, assim como Dorival, ainda não veem motivos para preocupação. Segundo eles, a derrota no clássico já faz parte do passado.

“O Santos está no caminho certo. É um ótimo trabalho, ótima pré-temporada. Aconteceu [derrota para o São Paulo], mas vamos corrigir. Estamos tranquilos, já sabemos o que erramos e vamos consertar. Nada de baixar a cabeça. Cabeça erguida. Não podemos ficar chateados. Estamos confiantes”, declarou o lateral Zeca em entrevista coletiva na última sexta-feira (17).

Sem Lucas Lima. E com Ricardo Oliveira?

A grande novidade da partida deste sábado é a presença de Ricardo Oliveira na lista de relacionados – pela primeira vez em 2017. Dorival Júnior ainda faz mistério e não confirma se o atacante iniciará o confronto. Em contrapartida, o técnico santista não terá à disposição um de seus principais homens de meio-campo: Lucas Lima, machucado, foi vetado pelo DM.

SANTOS X FERROVIÁRIA

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP) 
Data: 18/02/2017 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília) 
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza 
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Herman Brumel Vani

SANTOS
Vladimir; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo (Cleber), Yuri e Zeca; Leandro Donizete, Thiago Maia e Léo Cittadini; Vitor Bueno, Copete e Rodrigão (Ricardo Oliveira)
Técnico: Dorival Júnior

FERROVIÁRIA
Matheus; William Cordeiro, Leandro Amaro, Luan e Léo Veloso; Flávio, Claudinei, Juninho e Alan Mineiro; Capixaba e Elder Santana
Técnico: PC de Oliveira