Topo

Força do elenco: Palmeiras distribui gols e tem banco artilheiro em 2017

Willian é o artilheiro do Palmeiras na temporada com quatro gols - Ale Cabral/AGIF
Willian é o artilheiro do Palmeiras na temporada com quatro gols Imagem: Ale Cabral/AGIF

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/03/2017 04h00

A ideia de reforçar o elenco, após o título brasileiro conquistado no ano passado, começa a dar resultados na Academia de Futebol. Com apenas dois meses de temporada, o Palmeiras possui duas estatísticas que comprovam a força do grupo à disposição de Eduardo Baptista: a distribuição dos gols e a 'artilharia' do banco de reservas chamam a atenção.

No último final de semana, no empate por 2 a 2 com o Audax, Willian saiu do banco de reservas para anotar o segundo gol do clube alviverde. Com quatro tentos anotados na temporada, o 'Bigode' ocupa simplesmente o topo da artilharia do elenco.

O gol de Willian foi o sétimo anotado por alguém que saiu do banco em jogos oficiais do Palmeiras na temporada, segundo números divulgados pelo Footstats. Apenas o Flamengo, no país, se iguala ao atual campeão brasileiro no quesito; os rivais estaduais possuem reservas menos letais.

O Santos aparece em segundo neste quesito com cinco gols anotados por atletas oriundo do banco de reservas - em relação aos clubes de grande expressão do Paulistão. Corinthians e São Paulo se encontram ainda mais distante, com apenas dois gols surgindo de atletas colocados durante a partida para cada time.

A liderança palestrina neste quesito encontra-se na distribuição artilheira da equipe de Eduardo Baptista. Se Willian ocupa o primeiro lugar entre os goleadores do ano, Róger Guedes, outro atleta que se tornou alternativa ao time titular, ocupa a vice-liderança com três gols.

Durante este início de temporada 2017, 15 atletas diferentes balançaram as redes na temporada - até Lucas Barrios, hoje no Grêmio, deixou a marca pessoal (duas vezes) para valorizar este quesito.

Confira a artilharia do Palmeiras na temporada

Willian: 4 gols
Róger Guedes: 3
Michel Bastos: 2
Jean: 2
Dudu: 2
Tchê Tchê: 2
Borja: 2
Keno: 2
Raphael Veiga: 2
Barrios (hoje no Grêmio): 2
Felipe Melo: 1
Guerra: 1
Mina: 1
Rafael Marques: 1
Vitinho: 1