Topo

Santos seduz 'Novo Neymar' no profissional, mas tem renovação emperrada

Rodrygo é considerado a principal revelação do Santos após "geração Neymar" - Divulgação/SantosFC
Rodrygo é considerado a principal revelação do Santos após 'geração Neymar' Imagem: Divulgação/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

27/03/2017 04h00

O Santos ainda tenta convencer o atacante Rodrygo, considerado o principal destaque das categorias de base do clube, a permanecer na Vila Belmiro. O jogador é alvo do Liverpool, da Inglaterra, e ainda não tem contrato profissional.

A tática utilizada pelo clube foi dar a chance ao jovem, ainda do sub-17, de já treinar entre os profissionais na última semana. Rodrygo foi chamado a integrar o trabalho com o grupo de atletas não relacionados para o empate por 1 a 1 contra o Sporting Cristal, no Peru, pela estreia da Copa Libertadores da América.

O chamado de Dorival já acena a possibilidade de que o jogador possa “queimar etapas” e subir ainda este ano ao profissional.

O mesmo já ocorreu com Gabriel Barbosa, vendido na metade do último ano a Inter de Milão, da Itália. Ele subiu aos profissionais ainda com 16 anos e sem sequer ter disputado uma Copa São Paulo.

As negociações para um novo contrato seguem emperradas. O Santos já fez a primeira oferta, rejeitada pela família e empresários dos atleta.

A renovação com Rodrygo não deve ser simples. O estafe de Rodrygo pretende aumentos salariais anuais, além de bonificações por metas alcançadas. Eles ainda pedem plano de carreira, incluindo moradia, estudos e ações de marketing. 

O clube não descarta vendê-lo para fechar o caixa no fim de ano. A diretoria santista monta uma estratégia para ganhar dinheiro com o jogador. A ideia é estender o contrato de Rodrygo para ganhar mais do que o clube inglês oferece. Inicialmente, o Liverpool cogitou pagar 5 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões de euros).

Nas categorias de base, ele é tratado como "novo raio", como gostam de citar os santistas no clube, quando fazem alusão às revelações que se repetiram na Vila Belmiro: Pelé, Robinho e Neymar.

Cria do futsal do clube, Rodrygo foi o atleta mais jovem do alvinegro praiano a assinar contrato com a Nike, empresa de material esportivo. Ele fechou quando ainda tinha 11 anos, enquanto Neymar acertou com 13 anos. 

Rodrygo é atacante de beirada, tem características semelhantes a Neymar e Robinho. A nova joia santista se destaca pelo controle de bola, habilidade, "exagero" nos dribles, velocidade, assistências e faro de gol. Pedaladas e "canetas" nos adversários são constantes e, por isso, ele é comparado aos recentes craques do clube: Neymar e Robinho.

Apesar disso, há uma ala no clube que já avisou nos bastidores que Rodrygo não é um atleta a ser comparado a Neymar e, por isso, pode ser negociado antes mesmo de estrear no profissional.