Topo

De novo no Morumbi, SP goleia Linense sem sofrer gol e vai à semifinal

Rodrigo Caio - MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

08/04/2017 17h52

O São Paulo soube aproveitar bem a vantagem de atuar no Morumbi por duas partidas nas quartas de final do Campeonato Paulista. Neste sábado, contra o Linense, venceu por 5 a 0 e foi à semifinal.

Os gols foram de Gilberto (2), Thiago Mendes (2) e Thomaz, que estreava como titular, mas também vale destaque para o sistema defensivo. Tão criticado nos primeiros meses do ano, o desempenho da defesa também foi celebrado, afinal é o quarto jogo seguido em que o São Paulo não é vazado.

Na próxima fase, o São Paulo (26 pontos no total) poderá enfrentar Santos (22 pontos no total), Ponte Preta (25 pontos), Corinthians (25 pontos) ou Corinthians (31), a depender dos resultados das quartas de final.  

O melhor: Gilberto

Com Pratto no banco, o centroavante voltou a mostrar sua marca. Anotou duas vezes, deu assistência para Thomaz e chegou a 9 no Paulistão, agora como maior artilheiro, à frente de Pottker, da Ponte Preta. 

O pior: Zé Antônio

Pouca coisa funcionou na equipe de Lins, mas o experiente volante teve atuação para esquecer. Ainda apelou para violência e esteve prestes a ser expulso.

Thiago Mendes transforma vitória em goleada

thiago mendes -  Daniel Vorley/AGIF -  Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Protagonista do triunfo ao lado de Gilberto, foi à frente com qualidade e liberdade para fazer dois bonitos gols, o segundo e o terceiro diante do Linense. Com quatro gols em toda a temporada, Thiago tem sido uma das armas ofensivas de Ceni. Nesta tarde, marcou o primeiro com chute de fora da área e o segundo em infiltração, após lindo lançamento de Jucilei. 

Defesa do São Paulo também funciona de novo. Com Lucão

Pelo quarto jogo seguido, o São Paulo de Rogério Ceni não sofreu gols, o que indica a evolução do sistema defensivo. A novidade foi a presença de Lucão no Morumbi pela primeira vez no ano. O jovem zagueiro, bastante criticado nos dois últimos anos, jogou com Maicon e foi titular em três dos quatro jogos em que a equipe ficou sem ser vazada.  

Tem contratação para o ataque

O São Paulo acertou a contratação de Marcinho, atacante de 21 anos do São Bernardo. Opção de velocidade, ele deverá assinar contrato até dezembro, por empréstimo. O jogador fez 10 partidas e marcou um gol no Paulistão. 

Rodrigo Caio sai com dores

Escalado como volante, Rodrigo só participou de 38 minutos do jogo e foi substituído por dores no tornozelo direito. Depois do jogo, ele tranquilizou a torcida. "Foi o tornozelo, em uma falta lateral eu subi com cara e quando caí o pé ficou preso, flexionei muito pra baixo e acabei sentindo o tornozelo. Falei ao Rogério, que preferiu me tirar. Espero que na segunda eu possa treinar normalmente, me sinto bem agora", disse, caminhando normalmente.

Ceni nesse momento já tem cinco jogadores fora por lesão: Sidão, Bruno, Cueva, Lucas Fernandes e Edimar. 

Estreante como titular já balança as redes

Uma assistência precisa de Gilberto facilitou as coisas para Thomaz, que teve boa atuação e coroou a primeira oportunidade como titular com o quarto gol marcado pelo São Paulo. Contratado do Jorge Wilstermann-BOL para ser o reserva de Cueva, ele mostrou suas armas - havia estreado contra o mesmo Linense, há uma semana.  

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 5 x 0 LINENSE
 
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 8 de abril de 2017 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes:  Alberto Poletto Masseira e Miguel Cataneo Ribeiro
Cartões amarelos: Thomaz, Caíque, Zé Antônio, Samuel e Pio
Gols: Gilberto, aos 22min do primeiro tempo, Thiago Mendes, a 1min, Thiago Mendes, aos 14min, Thomaz, aos 33min, e Gilberto, aos 35min do segundo tempo
 
SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Buffarini, Maicon, Lucão e Jr Tavares; Rodrigo Caio (Jucilei), Thiago Mendes (Wesley) e Cícero; Thomaz, Gilberto e Luiz Araújo (Neílton). Treinador: Rogério Ceni
 
LINENSE: Victor Golas; Bruno Moura, Rodrigo Lobão, Caíque e Samuel (Bruno Costa); Pio e Zé Antônio; Gabrielzinho, Thiago Humberto (Diego Felipe) e Joãozinho (Murilo Rangel); Giovanni. Treinador: Márcio Fernandes