Topo

Palmeiras volta aos treinos após dois dias de folga, e Baptista ensaia time

Eduardo Baptista comandou um trabalho tático já nesta quarta-feira - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Eduardo Baptista comandou um trabalho tático já nesta quarta-feira Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/04/2017 12h54

Depois de dois dias de folga, o Palmeiras retornou ao trabalho na manhã desta quarta-feira, na Academia de Futebol. O trabalho, fechado para a imprensa, contou com uma atividade tática de 2h, segundo divulgado pelo próprio clube. A atividade longa tem como objetivo final o jogo de sábado, contra a Ponte Preta, pela semifinal do Campeonato Paulista.

Eduardo Baptista testou formações, novas peças e já iniciou o ensaio para o confronto decisivo. O Palmeiras precisa vencer por quatro gols de diferença no final de semana, diante do próprio torcedor no Allianz Parque, para avançar à decisão do Estadual – no primeiro confronto, a Ponte Preta fez 3 a 0, em Campinas.

A base da equipe deve se repetir para o final de semana, com a possibilidade de novidades nos setores mais ofensivos. Nomes como o do meio-campista Michel Bastos e dos atacantes Keno e Róger Guedes podem surgir entre os titulares.

Apesar da larga desvantagem e a situação complicada, o elenco ganhou dois dias de folga neste início de semana. O descanso, definido antes mesmo da exibição no Moisés Lucarelli, foi tratado como fundamental pelo zagueiro Edu Dracena, um dos mais experientes do elenco.

“Estes dias foram importantíssimos, primeiro porque estava programado. Ficar em casa com a sua família faz você pensar que vale a pena qualquer esforço para conseguir a classificação. Em nenhum momento passa a dúvida. (...) Será mais uma vez que olharemos e, se Deus quiser passarmos, pensaremos que valeu a pena”, discursou.

O defensor, que falou com a imprensa antes da atividade, reforçou a confiança em uma virada. Para Edu Dracena, o Palmeiras deve confiar no próprio padrão de jogo e não tornar esta semana diferente, pelo menos na questão da preparação para o confronto.

“Não tem que mudar o estilo de jogo. De repente, temos que mudar algumas atitudes dentro do jogo; estar mais focado, mais concentrado. Acreditar, mas ‘desacreditando’ do meu companheiro, no bom sentido, para estar sempre ligado para a cobertura. Estou bem confiante. O torcedor tem passado isso para nós”, disse Dracena.

O defensor cobra um comportamento diferente do elenco no final de semana, e imagina que dificilmente uma atuação daquele nível se repetirá no confronto da volta agendado para este sábado.

“Se você não entrar como está acostumado a entrar, focado, e querendo desde o início, não tem surpresa. Pode acontecer uma derrota, mas você minimiza essas coisas quando faz o que tem que fazer. (...) Não vai ser fácil, mas nada melhor do que jogar em casa e com a casa cheia, com o torcedor acreditando”, encerrou Edu Dracena.