Topo

O goleador do Majestoso: perto da volta, Danilo tem pavor de aposentadoria

Danilo, 37 anos: trabalho duro para voltar aos gramados - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Danilo, 37 anos: trabalho duro para voltar aos gramados Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

22/04/2017 04h00

Já se vão quase oito meses de recuperação, e ainda não será no Majestoso do próximo domingo que Danilo estará novamente em campo. Mas, aos 37 anos, o meia corintiano que fraturou fíbula e tíbia da perna direita (correu risco até de amputação) tem um objetivo. E ele nada tem a ver com aposentadoria. 

"Outro dia fizemos um churrasco em casa e conversamos sobre isso", conta Álvaro Serdeira, agente de Danilo há muitos e muitos anos. "Posso dizer que o Danilo abomina a ideia de parar. Ele ainda quer atuar por dois ou três anos. Ele diz 'tenho condição de jogar em alto nível em dois ou três anos'", explica o empresário. 

Membros da comissão técnica do Corinthians confirmam as impressões sobre a sede interminável de Danilo, que marcou uma carreira vitoriosa com títulos estaduais, nacionais, continentais e mundiais com as camisas corintiana e são-paulina. E, sempre, com muitos gols no clássico que vai novamente parar o futebol paulista neste domingo, em Itaquera. 

Para voltar, Danilo treina em até três períodos

Danilo celebra com Ronaldo gol pelo Corinthians na temporada de estreia, em 2010 - Flávio Florido/UOL - Flávio Florido/UOL
Danilo, ao lado de Ronaldo, em gol pelo Corinthians na temporada de estreia, em 2010
Imagem: Flávio Florido/UOL

A rotina de Danilo para voltar a atuar não tem sido simples. Aos 37 anos, teve a lesão mais grave de sua vida e atravessa uma recuperação trabalhosa. As sessões de fisioterapia e musculação ocorrem em um, dois e muitas vezes três períodos.

"É complicado. Acho que no finalzinho da careira ter uma lesão dessas, aos 37 anos, não é fácil. Mas preparei minha cabeça, já cheguei no hospital nas mãos de Deus, você pensa em várias coisas. Ainda mais eu que gosto de treinar, participo da maioria dos jogos", definiu ao canal do Corinthians no Youtube, na quinta-feira. Foi a única entrevista do pacato meia desde a lesão, ainda que fossem mais de 10 solicitações de diferentes meios de comunicação.

Mesmo com idade avançada, Danilo ganha elogios pela dedicação. O comportamento exemplar durante a recuperação ajudou o meia a vencer um obstáculo que surgiu quando ainda tentava voltar aos gramados. Ao bater na bola com a perna direita, ele sentia muitas dores, o que mobilizou a comissão e o estafe do jogador em busca de soluções. Hoje, os relatos são de que o veterano já trabalha normalmente e espera estar disponível para o mês de maio. 

Sem jogar desde 31 de julho, Danilo também descartou no período qualquer conversa com outras equipes no período. Ele, que teve ofertas de Santos e Botafogo meses antes de se lesionar, quer mesmo é voltar pelo Corinthians - o vínculo atual é válido até dezembro. Seja como meia ou centroavante, posição idealizada por Tite, só tem um plano: se recolocar em campo, voltar a jogar e, se possível, fazer mais um contrato. 

O incrível desempenho de Danilo em clássicos Majestoso

Danilo no SP - Keiny Andrade/Folha Imagem - Keiny Andrade/Folha Imagem
Danilo celebra gol diante do Corinthians. Ele fez diferença pelos dois lados
Imagem: Keiny Andrade/Folha Imagem

Ainda ausente, Danilo é figura sempre a ser lembrada nos clássicos entre São Paulo e Corinthians.

Na passagem com a camisa tricolor, marcou quatro vezes contra o futuro clube, em cinco anos e meio de Morumbi.  

Já como corintiano, aumentou a média e adquiriu a fama de goleador do Majestoso: são 11 gols contra os tricolores em pouco mais de sete anos no Parque São Jorge, sendo quatro como titular e três como reserva. Para a esposa de Danilo, ele é predestinado para os clássicos. 

"O Danilo falou brincando com o pai dele que quando é clássico ele aparece, sempre tem a sorte de fazer o gol, graças a Deus dá tudo certo. A gente sempre fala sobre isso antes dos jogos, eu falo que parece que a gente pressente. É diferente, não sei nem explicar como é, mas o Danilo é iluminado", resume Miriam Leite de Andrade.