Topo

Procurador denuncia Fagner e quer julgamento antes de finais do Paulista

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

25/04/2017 17h48

A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva trabalhará para que Fagner e Cueva possam ser julgados antes da conclusão do Campeonato Paulista.

Em entrevista ao UOL Esporte, Wilson Marqueti Júnior, procurador geral do TJD, confirmou que Fagner será denunciado, assim como o jogador são-paulino, e negou que o feriado da próxima segunda-feira, dia em que normalmente ocorrem os julgamentos, possa ser impeditivo. Marqueti irá solicitar que o julgamento seja realizado em outro dia que não seja o 1º de maio, como por exemplo na terça [2 de maio]. 

A data do julgamento é crucial pela possibilidade de retirar o lateral Fagner nas finais diante da Ponte Preta, no próximo domingo (30 de abril) e no seguinte (6 de maio). Caso o corintiano seja enquadrado no artigo 'atitude antidesportiva', a punição prevista é de um a seis jogos. Já para agressão, a pena mínima é de quatro jogos. O presidente do TJD, Antonio Olim, caso entenda correto, poderá conceder efeito suspensivo no julgamento em primeira instância, o que adiaria uma suspensão. 

Mais cedo, o presidente do TJD, Antonio Olim, havia declarado que Fagner dificilmente seria julgado antes das finais. 

Confira as declarações do procurador Wilson Marqueti Júnior:

DENÚNCIA DEFINIDA
Solicitei as imagens oficiais da partida, a secretaria do tribunal me envia ainda hoje. Preliminarmente, verifiquei as imagens que recebi pela imprensa e, pelas que recebi, vamos proceder a denúncia com relação ao Fagner. Ainda não recebi as imagens oficiais, espero para ver a atitude dos dois atletas para poder avaliar qual a tipificação legal, em qual artigo vamos adequar a atitude dos dois atletas. Vamos avaliar se ele teve a intenção de agredir, se usou má fé. O histórico do jogador é levado em consideração.

ATITUDE DE FAGNER
A Federação Paulista tem imagens mais detalhadas, então solicitei para verificar a atitude dos dois jogadores. Pelas que já verifiquei, realmente houve, tanto de um quanto do outro, atitudes para serem tipificadas no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Só estou aguardando imagens oficiais para tomar uma posição final [sobre qual artigo]. 

JULGAMENTO ANTES DA FINAL
A partir desse momento em que serão oferecidas as denúncias, elas vão para o presidente, o qual determina que seja marcado o julgamento. A Federação Paulista tem um procedimento de julgamentos serem às segundas, mas isso não é nada oficial. É um procedimento da secretaria do Tribunal, mas não tem fundamento legal que determine que seja toda segunda. A Procuradoria pode solicitar outra data, até porque essa segunda (1 de maio) está prejudicada em decorrência do feriado [Primeiro de Maio]. 

FAGNER PODE SER SUSPENSO?
Sim, é possível. Acredito que ele tenha que ser julgado antes. Essa vai ser a solicitação da procuradoria, vai ser nesse sentido. Essa situação que todos alegam, de que o Tribunal julga na segunda, não tem fundamento legal. O fundamento legal é que os clubes sejam notificados da data do julgamento, tem um prazo legal para isso [48 horas de intervalo entre intimação e julgamento] e vamos cumprir. Não fazemos uma denúncia para um jogador ser absolvido.

POR QUE A PROCURADORIA INTERVÉM
Temos que nos pautar pela transparência e legalidade. No caso do Vítor Hugo, do Palmeiras contra o Corinthians, estava claro para todo mundo o fato. Não é minha intenção apitar jogo, quem deveria se atentar a esses fatos é a equipe de arbitragem. O Tribunal e Procuradoria não querem lance polêmico em todos os jogos. Agora, é claro que, a partir do momento em que se constata uma deslealdade, uma agressão que o árbitro não viu...cabe a intervenção da procuradoria. 

Obs.: Vítor Hugo, no clássico entre as duas equipes, acertou cotovelada no corintiano Pablo. O zagueiro palmeirense foi denunciado e julgado por atitude antidesportiva. Recebeu dois jogos de suspensão e teve que entregar 50 cestas básicas.