Topo

Jair exalta elenco em estreia e "assusta" com viagem longa no Paulista

Do UOL, em Santos (SP)

17/01/2018 22h01

O técnico Jair Ventura utilizou discurso bastante humilde para explicar a vitória do Santos diante do Linense por 3 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão, em Lins, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O treinador disse que o resultado é mérito total dos jogadores, que aproveitaram o entrosamento dos últimos anos para conquistar os três pontos na estreia da temporada 2018.

“Na verdade pouco tempo de trabalho. Me perguntaram se o Santos já teria minha cara. Lógico que não, o mérito é total dos jogadores que aqui estavam. Encontrei um grupo que me abraçou. Mérito total deles. Um grupo que está jogando há muito tempo. Muito se falava das perdas, do Ricardo Oliveira e do Lucas Lima, e perdemos o Bruno Henrique no início. E agora? Isso mostra a força do grupo”, afirmou Jair Ventura.

O técnico, que deixou o Botafogo para comandar o Santos, demonstrou espanto ao falar das sete horas de viagem da delegação santista de ônibus para atuar em Lins.

“Fui batizado no Paulista com sete horas de viagem. Bem vindo ao Paulista. A gente sabe da dificuldade do Paulista. O Linense tinha jogadores que atuavam no Londrina, em outros estados, diferente do Rio de Janeiro, mas o mérito da vitória é total dos atletas”, disse.

Apesar de exaltar o elenco, Jair Ventura mudou o esquema tático da equipe santista, que atuou no esquema 4-3-3, diferente do 4-2-3-1 de Dorival Júnior e Elano, treinadores do time em 2017, e até do 4-4-2, losango, utilizado por Levir Culpi também no ano passado.

Na formação de Jair, a primeira linha de três atletas atuou com Vecchio na direita, Alison centralizado e Renato na esquerda. A segunda linha, mais avançada, atuou com Copete na direita, Rodrigão centralizado e Arthur Gomes na esquerda. 

Jair Ventura também utilizou um bloquinho para fazer anotações e realizar mudanças durante o jogo. “Na verdade eles são mais correções para eu passar pra eles no intervalo, alguma coisa que treinamos, a gente já cobra um pouquinho”, concluiu.

Após vencer o Linense, o Santos volta a campo na próxima segunda-feira, quando enfrenta o Bragantino, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela segunda rodada do Paulistão. Já o Linense encara a Ponte Preta, domingo, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.