Topo

Santos de Jair estreia no Paulistão com "rejeitados" e apenas um reforço

Técnico Jair Ventura, ex-Botafogo, faz a sua estreia no comando do Santos em Lins - Ivan Storti/SantosFC
Técnico Jair Ventura, ex-Botafogo, faz a sua estreia no comando do Santos em Lins Imagem: Ivan Storti/SantosFC

Do UOL, em Santos (SP)

17/01/2018 04h00

O Santos faz a sua estreia no Campeonato Paulista, diante do Linense, nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no estádio Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão, em Lins. A grande novidade estará no banco de reservas: o técnico Jair Ventura, principal destaque do Botafogo nas últimas temporadas. Apesar do pouco tempo de trabalho, o treinador alega que a equipe santista já mostrará em campo um pouco “de sua cara”.

“Algumas ideias veremos sim. Eu estava fazendo um treino em sala. Bastante coisa da nossa ideia de jogo. Essa equipe logo estará fazendo coisa que entendemos de futebol”, afirmou Jair Ventura.

Sem grandes investimentos até o momento e com as negociações envolvendo os ídolos Gabigol e Robinho emperradas, o Santos terá a estreia de apenas um reforço em campo. Trata-se do lateral esquerdo Romário, ex-Ceará, que preenche a lacuna deixada por Zeca, fora do clube desde que entrou com pedido de rescisão contratual na Justiça. Eduardo Sasha, que completa a pequena lista de reforços contratados pela diretoria do Santos nesta temporada, está vetado por questões físicas.

Por conta disso, Jair Ventura aposta em atletas que já foram rejeitados por ex-treinadores do Santos, Rodrigão entre eles. Sem espaço com Dorival Júnior, ele foi emprestado ao Bahia, mas acabou devolvido antes do término do Campeonato Brasileiro do ano passado por conta de indisciplina.

Sem Ricardo Oliveira, que deixou o clube para jogar no Atlético-MG, além de Kayke e Nilmar, que foram dispensados, Rodrigão praticamente virou a única opção de Jair Ventura. Além dele, o treinador conta apenas com o jovem Yuri Alberto, que fica como opção imediata no banco de reservas.

“Não só o Rodrigão, mas o Yuri Alberto está treinando bem. Com a saída do Ricardo Oliveira, o departamento técnico está procurando um nove, mas temos de olhar para dentro. É um novo momento, novo treinador, gera competitividade interna, todos querem jogar. Quem estiver no melhor momento vai jogar. Vou fazer o melhor sempre para o Santos”, disse Jair.

Rodrigão não é o único renegado. Copete, que virou reserva com Levir Culpi e Elano, agradou bastante Jair Ventura durante a pré-temporada e volta a ser titular no ataque santista. O meio-campo também é quase todo rejeitado por ex-treinadores, com exceção de Renato.

Alison e Vecchio quase foram dispensados nos últimos anos. O primeiro foi emprestado ao Red Bull no Paulistão no ano passado, enquanto o meia argentino ficou nove meses afastado do elenco.

O Linense, por sua vez, conta com a volta do técnico Moacir Júnior. A principal aposta dentro de campo é Thiago Humberto, atleta revelado pelo Grêmio Barueri e que disputará o seu quarto Paulistão pelo time de Lins. O clube do interior também contratou o atacante Wilson, revelado pelo Corinthians e campeão brasileiro de 2005.

Ficha Técnica
Linense x Santos

Data e horário: 17/01/2018
Local: Estádio Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão, em Lins
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Auxiliares: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo e Luiz Alberto Andrini Nogueira

Linense: Vitor Golas; Reginaldo, Leandro Silva, Adalberto e Eduardo; Bileu, Marcão e Danielzinho; Murilo, Kauê e Berguinho.
Técnico: Moacir Júnior.

Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Lucas Veríssimo, Romário; Alison, Renato, Vecchio; Copete, Rodrigão e Bruno Henrique.
Técnico: Jair Ventura.