Topo

Bragantino será rival do Corinthians nas quartas; veja classificação final

Bragantino conseguiu classificação dramática: vantagem no saldo sobre o Ituano - Reprodução/Facebook
Bragantino conseguiu classificação dramática: vantagem no saldo sobre o Ituano Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

11/03/2018 18h57

Se por um lado as principais forças do Campeonato Paulista entraram na rodada deste domingo com a situação praticamente definida, outros concorrentes menores viveram um dia de decisão. O grande destaque do desfecho da fase de grupos foi a classificação do Bragantino.

Campeão paulista em 1990, o Bragantino será o adversário do Corinthians nas quartas de final. Neste domingo a equipe do interior empatou em casa por 1 a 1 com o São Caetano e foi beneficiada pela derrota do principal concorrente, o Ituano, batido em casa pelo Palmeiras por 3 a 0.

Assim, Bragantino e Ituano terminaram empatados em pontos (17) e números de vitórias (4) no Grupo A, mas o time de Bragança Paulista conseguiu uma vantagem mínima através do desempate no saldo de gols: 1 a 0.

Como o jogo de Bragança Paulista terminou antes que a partida de Itu, os jogadores do Bragantino protagonizaram uma cena inusitada. Alguns atletas do time deixaram o campo e acompanharam os minutos finais de Ituano x Palmeiras através de um aparelho de TV num bar dentro do estádio.

Com o resultado como visitante, o time do ABC paulista fica atrás do São Paulo na classificação final do Grupo B. Isso porque a equipe da capital derrotou o Red Bull em casa por 3 a 1 e fechou a fase com 17 pontos, dois a mais em relação ao São Caetano.

Santos e Botafogo já estavam classificados no Grupo D, mas a rodada deste domingo definiu o time treinado por Jair Ventura como o primeiro colocado da chave. Assim, os santistas terão a vantagem teórica de jogar a segunda partida das quartas de final em casa.

Neste domingo, o Santos foi derrotado pelo São Bento em casa por 3 a 1, enquanto que o time de Ribeirão Preto foi batido pelo Corinthians por 2 a 0. Ou seja, ninguém somou pontos no grupo na rodada final.

O último confronto de quartas de final já estava definido antes da rodada, inclusive com o direito de o Palmeiras atuar em casa no jogo de volta contra o Novorizontino. Neste domingo, o time da capital, líder do Grupo C e melhor campanha do torneio, bateu o Ituano por 3 a 0, jogando como visitante. Já a equipe de Novo Horizonte derrotou o rebaixado Santo André por 3 a 2.

A disputa das partidas de ida das quartas de final do Estadual está programada para o próximo final de semana. No entanto, a Federação Paulista de Futebol ainda precisa confirmar datas e horários dos confrontos. A expectativa é que a agenda de jogos seja divulgada nesta segunda-feira.

Classificação final

De acordo com o regulamento do Paulista, as equipes continuam somando pontos nas fases eliminatórias, para determinar eventuais vantagens de mando de campo nos confrontos de semifinal e na decisão.

Neste quesito, o Palmeiras segue adiante com vantagem sobre os demais e tem boas chances de manter o direito de decidir em seu estádio, caso siga avançando (em uma eventual semifinal esse direito já está assegurado, contra qualquer rival).

1) Palmeiras - 26 pontos
2) Corinthians - 23 pontos
3) Novorizontino - 20 pontos
4) Santos - 18 pontos
5) São Paulo - 17 pontos (vantagem no número de vitórias)
6) Bragantino - 17 pontos
7) Botafogo - 16 pontos
8) São Caetano - 15 pontos