Topo

Derrota para o Corinthians faz Palmeiras reviver fantasma de dérbis de 2017

Danilo Lavieri e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

09/04/2018 04h00

A derrota em plena final para o Corinthians faz o Palmeiras voltar a viver o fantasma das consequências de uma derrota no dérbi. Em 2017, três derrotas no clássico enterraram todas as tentativas de reação do Alviverde na temporada.

O certo é que a reação precisa ser praticamente imediata. Depois de se reapresentar na Academia de Futebol com portões completamente fechados para a imprensa nesta segunda-feira, o time só poderá treinar na terça e já encara o Boca Juniors na 3ª rodada da Libertadores. A situação é confortável com seis pontos em dois jogos, mas a liderança está em jogo. Uma vitória dos argentinos tira o Alviverde da ponta.

As derrotas são tão marcantes para o Palmeiras que é comum ver seus torcedores dizerem que o time não sabe o espírito certo para entrar em campo em um dérbi.

No ano passado, o primeiro baque veio no Paulista. O Palmeiras era favorito e foi para Itaquera com a responsabilidade de vencer. Ainda teve um atleta a mais durante boa parte do jogo por conta do erro de arbitragem e foi derrotado mesmo assim.

A partida é citada por Fabio Carille até hoje como uma das mais importantes para as conquistas da temporada. O jogo conturbou o ambiente alviverde e criou a primeira crise do ano. Em contrapartida, Jô se afirmou como titular e conseguiu ser um dos melhores da posição no país inteiro.

Depois, no Brasileirão, o Corinthians conseguiu acabar com uma invencibilidade de 28 partidas do arquirrival em pleno Allianz Parque. O 2 a 0 no primeiro turno, com gols de Arana e Jadson, fez a equipe alvinegra disparar 16 pontos na frente em relação ao Alviverde e jogou mais um balde de água fria no sonho do bicampeonato nacional.

Quando a esperança começava a voltar, em jogo em Itaquera, o Corinthians fez questão de acabar com qualquer possibilidade com uma nova vitória e praticamente definiu a sua conquista. Esse é outro jogo que Fábio Carille sempre cita como fundamental para a volta por cima.