Topo

Paulista - 2019

Santos prioriza Jorge, mas negocia com Abner a pedido de Sampaoli

Jorge posa para foto em sua apresentação no FC Porto - Reprodução/Facebook/FCPorto
Jorge posa para foto em sua apresentação no FC Porto Imagem: Reprodução/Facebook/FCPorto

Eder Traskini e Marcus Alves

Colaboração para o UOL, em Santos e em Lisboa (POR)

09/02/2019 04h00

O Santos tem um favorito para a posição de lateral-esquerdo. Trata-se de Jorge, que pertence ao Monaco (FRA) e está emprestado ao Porto (POR). A diretoria santista, no entanto, sabe da dificuldade do negócio e, a pedido do técnico Jorge Sampaoli, já negocia com Abner, ex-Real Madrid e Coritiba.

A negociação por Abner foi adiantada pelo portal 'A Tribuna' e confirmada pelo UOL Esporte. O jogador viria por empréstimo de um ano, com opção de compra. Ele agrada ao técnico argentino que quer desesperadamente um jogador para a posição. No entanto, a cúpula do Peixe trata a negociação como um plano B.

Jorge já foi sondado pelo Flamengo e pelo Atlético-MG, mas ambas as equipes desistiram do negócio ao saber dos valores. O Monaco que detém seus direitos não tem intenção de emprestá-lo para um clube brasileiro e só aceitaria vender o atleta. A pedida gira em torno dos 10 milhões de euros, cerca de R$ 42 milhões.

O Peixe também havia sondado o lateral e voltou à carga nos últimos dias. O Santos aposta no fechamento da janela europeia para tentar convencer os franceses a liberarem o jogador. O Flamengo tem prioridade em um possível retorno ao Brasil e pode voltar à briga, já que o próprio lateral chegou a declarar que gostaria de atuar pelo clube que o revelou. O lateral está emprestado ao Porto, mas o time português não deve ser um problema no negócio e aceitaria liberá-lo.

Pelo Porto, Jorge não entra em campo o dia 11 de dezembro, quando participou dos minutos finais na vitória de 3 a 2 sobre o Galatasaray, fora de casa, pela Liga dos Campeões. Em baixa, ficou no banco de reservas somente duas vezes desde então e não consegue figurar nem mesmo entre os relacionados. Para piorar, ainda perdeu mais espaço com a chegada do português Manafá, lateral esquerdo trazido do Portimonense.

Havia a expectativa de que o compatriota Alex Telles fosse negociado com o Atlético de Madri na última janela de transferências europeia, porém, o acordo não se concretizou. A interlocutores, pessoas ligadas ao Porto já deixaram claro que não se oporiam a uma saída imediata de Jorge, que chegou a ser utilizado por duas vezes pelo time B dos Dragões, na segunda divisão local.

Com passagem até por seleção brasileira, ele segue na lista de inscritos do Porto para a Champions, atualizada nesta semana. Fora isso, não tem muito o que comemorar em sua passagem até aqui discreta e que se resume a cinco partidas, nenhuma delas pelo Campeonato Português.