Topo

Animados com os recentes acessos, grandes iniciam Pernambucano com a moral elevada

Pedro Ponzoni

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/01/2012 06h09

Um dos estaduais que possuem as melhores médias de público inicia sua caminhada neste domingo. O Campeonato Pernambucano versão 2012 terá os três grandes clubes da capital em momentos bem parecidos. As torcidas terminaram a temporada com motivos para comemorar e, assim, os estádios deverão continuar cheios.

Sport e Náutico comemoraram o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o Santa Cruz conseguiu subir para a Série C.

Atual campeão, o Santa Cruz manteve a base que conseguiu atingir a campanha histórica e vem tentando formar um grande elenco mesmo com uma cota de TV inferior aos rivais. A principal estrela da equipe treinada por Zé Teodoro será Denis Marques.

Ex-jogador de Flamengo e Atlético-PR, chega para liderar o time e marcar os gols necessários na temporada. O jogador está há quase um ano sem jogar e precisará de um mês para recondicionar e iniciar os jogos no mesmo nível dos companheiros. Além dele, também chegaram o também atacante Geílson (ex-ABC) e os meias Branquinho (ex-Sport) e Luciano Henrique (ex-Fortaleza).

O desejo de todos no clube é conseguir o bicampeonato, mas o grande desafio na temporada é mesmo retornar para a Série B do Campeonato Brasileiro.

“Não estamos escondendo de ninguém que subir para a Série B é o nosso principal objetivo para a temporada. O clube se reestruturou e montou uma base. Faz parte do nosso projeto buscar o bicampeonato, mas sem esquecer do Campeonato Brasileiro”, destacou o técnico do Santa Cruz, Zé Teodoro.

Tentando reconquistar o Pernambucano, o Sport, maior detentor de títulos estaduais com 39 conquistas, também não sofreu grandes modificações em seu grupo. A espinha dorsal da equipe que conseguiu subir para a elite do futebol brasileiro nas últimas rodadas da Série B acabou permanecendo como o goleiro Magrão, o zagueiro Tobi e o meia Marcelinho Paraíba. Para aumentar a qualidade do grupo, chegaram peças que servirão para qualificar o elenco como os zagueiros Aílson (ex-Guarani) e Willian Rocha (ex-América-MG), os volantes Diogo (ex-Fluminense) e Rivaldo (ex-Palmeiras), além do atacante Jheimy (ex-Boa Esporte).

“Mesmo com as dificuldades, a gente vem conseguindo contratar jogadores para qualificar o grupo. Saíram alguns atletas, mas a espinha dorsal continuou. Ainda procuramos três atletas para o meio e dois atacantes. Porém, estamos com um plantel mais forte do que em 2011. A gente precisava de atletas acostumados com uma primeira divisão”, destacou o técnico do Sport, Mazola Júnior.

O Náutico também fez o possível para manter o grupo que conseguiu retornar para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A diretoria ficou satisfeita com as renovações e as peças que chegaram para aumentar a qualidade do grupo. A única dúvida gira em torno de Kieza. O contrato do jogador terminou no final de 2011 e o alvirrubro ainda negocia com o Cruzeiro, detentor de seus direitos econômicos, uma possível permanência.

“Montamos um grupo forte e a base foi mantida. Nossa ambição é o título, mas sabemos que essa competição será complicada. No momento, nossa única pendência é resolver a situação do Kieza. Caso ele continue conosco, o grupo estará temporariamente fechado”, analisou o gerente de futebol do Náutico, Carlos Kila.

Confira todos os jogos da primeira rodada:

16h00 Santa Cruz-PE x Belo Jardim
16h00 Porto-PE x Náutico
16h00 Petrolina x Salgueiro
16h00 Araripina x Sport
16h00 América-PE x Serra Talhada
16h00 Ypiranga-PE x Central