Topo

Na luta pela decisão, Náutico e Sport fazem o clássico da semi; Santa pega o Salgueiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/04/2012 06h09

Lutando por um lugar na decisão do Campeonato Pernambucano, Náutico e Sport iniciam neste domingo, às 16h, nos Aflitos, a semifinal da competição. Na outra partida, o Santa Cruz tenta se manter na briga pelo bicampeonato diante do surpreendente Salgueiro, no Salgueirão.

Mazola Júnior optou por fechar o treino do Sport na tarde de sexta feira na Ilha do Retiro. Entretanto, como o estádio do rubro-negro é cercado por prédios altos, o técnico não conseguiu esconder a formação testada da imprensa.

Em campo, ele repetiu a formação que vinha treinando nos últimos dias e novamente durante a movimentação sacou Renê e Jheimy para promover as entradas de Julinho e Rivaldo. Por conta disso, essas parecem ser as principais dúvidas do treinador.

“Testei algumas formações no treino e, por isso, optei por dar uma fechadinha. Precisava fazer isso porque me refiro aos nomes dos jogadores do time de baixo durante o treino. Para não expor resolvi fechar. Tenho duas dúvidas e prefiro não confirmar nesta sexta porque tenho dois dias para decidir”, disse.

A grande dúvida do técnico também parece ser no esquema tático porque com as mudanças promovidas o time passou do 3-5-2 para o 4-4-2. A entrada de Rivaldo no meio-campo fez com que o zagueiro Bruno Aguiar atuasse na lateral direita e Moacir fechasse como volante.

Independentemente do esquema de jogo e os atletas aproveitados, Mazola Júnior acredita que a estreia de Alexandre Gallo como técnico do Náutico torna a partida ainda mais complicada.

“O Gallo conhece o futebol pernambucano porque já trabalhou por aqui anteriormente. Eu sei do seu potencial e precisamos ter cuidado porque a sua presença pode aumentar a nossa dificuldade. Além disso, o campeonato passa a ser outro com as eliminações dos dois times da Copa do Brasil. Acho que será mais difícil chegar à final do que foi nos classificarmos entre os quatro”, encerrou.

No Náutico, Derley reconheceu que a chegada do novo treinador mexeu com o grupo. Além disso, o volante entende que os jogadores do não terão dificuldade para assimilar a filosofia do comandante.

“A chegada do Gallo mexeu não só com o meu ânimo, mas com o grupo todo. A chegada de um novo técnico muda um ambiente porque quem não vem jogando se motiva para buscar espaço”, destacou.

“Por conta disso, acho que isso poderá ser positivo para o grupo. Eu já conhecia o Gallo e o restante do grupo teve uma impressão na primeira conversa”, acrescentou.

O principal desfalque será Eduardo Ramos. O meia não é mais jogador do Náutico. Após uma reunião na noite de sexta-feira envolvendo a diretoria alvirrubra e o pai do jogador, Carlos Antônio Martins, ficou definida a saída do atleta em comum acordo. Ele teria recebido uma proposta de um outro clube e optou por deixar os Aflitos. Seu destino, porém, não foi revelado.

O Santa Cruz tentará afastar a zebra diante do surpreendente Salgueiro. Para o próximo compromisso, o técnico Zé Teodoro manterá o esquema com três volantes no meio-campo. Mesmo com a derrota para o Sport no último final de semana, o comandante tricolor irá escalar Anderson Pedra, Memo, Chicão e apenas Luciano Henrique como meia.

“O nosso treinador pensou nessa formação porque teremos um jogo mais complicado pela frente. Perdemos a partida válida pelo primeiro turno e não podemos repetir as falhas”, disse Chicão.