Porto completa maldição do Benfica, vence e fatura o Campeonato Português

Do UOL, em São Paulo

  • MIGUEL RIOPA/AFP PHOTO

    Benfica liderou todo o campeonato, mas Porto roubou a ponta e levou o título no fim

    Benfica liderou todo o campeonato, mas Porto roubou a ponta e levou o título no fim

A temporada 2012/13 será eternamente lembrada por torcedores do Porto, enquanto os fãs do Benfica farão de tudo para esquecê-la. Após liderarem o Campeonato Português durante praticamente todo o torneio, os encarnados perderam a liderança na penúltima rodada, após serem derrotados justamente pelos portistas, e viram os rivais sagrarem-se campeões nacionais neste domingo.

O título do Português veio para o Porto após vitória por 2 a 0 sobre o Paços Ferreira, com gols do argentino Lucho González e do colombiano Jackson Martínez, artilheiro do torneio. Nem mesmo a vitória por 3 a 1 sobre o vice-lanterna Moreirense, com dois gols do brasileiro Lima, foi capaz de ajudar o Benfica. No fim das contas, os portistas terminaram com 78 pontos, contra 77 dos lisboetas.

Seis jogadores brasileiros, aliás, fizeram parte da festa do Porto: os goleiros Hélton e Fabiano, os laterais Danilo e Alex Sandro e os atacantes Kelvin (herói da decisiva vitória de virada sobre o Benfica, na penúltima rodada) e Sebá.

A única chance do Benfica agora salvar sua temporada é a Taça de Portugal, no próximo dia 26, contra o Vitória de Guimarães, já que, além de perder um Campeonato Português considerado "ganho" pela imprensa, os encarnados também foram derrotados na final da Liga Europa. O revés ocorreu na última quarta-feira, quando o Chelsea, da Inglaterra, venceu por 2 a 1, em Amsterdã.

Já o Porto termina o ano em alta. Após realizar participação digna na Liga dos Campeões, o time coroou sua reação espetacular na liga nacional com o título do Português. Foi o terceiro título seguido do time azul e branco, que chega à sua 27ª conquista na primeira divisão. O clube também assegurou sua classificação para a próxima Champions League.

MESSI LEVA FILHO PARA FESTA DO BARÇA, QUE VENCE PELO ESPANHOL

  • AFP PHOTO/LLUIS GENE

    Com direito a homenagem do adversário Valladolid, que fez pasillo para receber o campeão espanhol, o Barcelona entrou em campo aplaudido e venceu por o rival por 2 a 1. A equipe catalã atuou sem Messi, que segue se recuperando de lesão e não deve mais jogar até o fim da temporada. Pedro e Valiente (contra) marcaram para o Barça, enquanto Pérez descontou. Messi, porém, participou da festa com seu filho, Thiago. LEIA MAIS

FINAL DO INGLÊS TEM ADEUS DE FERGUSON E ARSENAL E CHELSEA NA LIGA

  • ADRIAN DENNIS/AFP PHOTO

    O que parecia ser uma goleada  do Manchester United sobre o West Bromwich, na despedida de Alex Ferguson, virou um empate emocionante e cheio de gols. O atual campeão inglês chegou abrir 3 a 0, mas viu os donos da casa reagirem e empatarem no final. O jogo terminou 5 a 5 e tirou o sorriso do já campeão, homenageado, mas sempre sedento por vitórias Ferguson. Em outros jogos, Arsenal e Chelsea garantiram classificação para a próxima Liga dos Campeões. LEIA MAIS

Apesar de todas as derrotas e da "temporada amaldiçoada", o Benfica ainda pode sorrir por também ter conquistado uma vaga no torneio europeu, já que foi vice-campeão. O Paços Ferreira, terceiro colocado, também vai para a Liga dos Campeões. Braga e Estoril disputarão a Liga Europa.

No fundo da tabela, Beira Mar e Moreirense foram rebaixados e terão que disputar a Segundona na próxima temporada.

COM MILAGRE NO FIM DO JOGO, MILAN CONQUISTA VAGA NA CHAMPIONS

  • FABIO MUZZI/AFP PHOTO

    O Milan quase perdeu de maneira inacreditável a vaga na próxima Liga dos Campeões, mas foi salvo por um milagre. Jogando contra o já rebaixado Siena, o time rubro-negro ia sendo derrotado até os 39 do 2º tempo, mas conseguiu a virada por 2 a 1 para ir à Champions. Enquanto ia perdendo, o Mlian ia vendo a a Fiorentina ficar com a vaga, já que a equipe violeta ia goleando o Pescara por 5 a 1 e passando à frente. No fim, porém, tudo deu certo para os rubro-negros. LEIA MAIS

UOL Cursos Online

Todos os cursos