Jogador do Bragantino deixa UTI e respira de forma espontânea, diz hospital
Pedro Severino, jogador de 19 anos do Bragantino que se envolveu em grave acidente no começo do mês, deixou a UTI do Hospital Unimed de Ribeirão Preto e foi transferido para o quarto.
O que aconteceu
Pedro Severino "respira de forma espontânea", sem a necessidade de uso de ventilação mecânica, diz o boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira. O quadro do jogador é estável.
O quadro neurológico ainda inspira cuidados. A nova atualização do estado de saúde do jogador vem uma semana após o anúncio na pausa de divulgação de atualizações. A medida foi um pedido da família àquela altura.
Pedro Severino evolui semanas após protocolo de morte encefálica ser iniciado e interrompido. O Hospital Municipal Dr Waldemar Tebaldi, em Americana, onde ele ficou após o acidente, iniciou o protocolo de morte encefálica em 4 de março, mas Pedro tossiu após a retirada da sedação, o que interrompeu o procedimento. Desde então, ele foi transferido para Ribeirão Preto e vem melhorando, ainda que esteja em estado grave até o boletim de hoje.
Veja o boletim completo
"A Unimed Ribeirão Preto informa que o jogador Pedro Severino, de 19 anos, permanece internado no Hospital Unimed Ribeirão Preto, desde o dia 6 de março e, segue com quadro clínico estável, sem a necessidade de uso de ventilação mecânica, contando com respiração de forma espontânea.
Sob atendimento de alta complexidade há 19 dias consecutivos, prestado por médicos intensivistas, neurocirurgiões, neurologistas clínicos e equipe multidisciplinar, coordenados pelo médico intensivista Gil Teixeira, o paciente foi transferido da UTI para o quarto no início da noite desta segunda-feira (24/3) para a continuidade do tratamento. A equipe médica esclarece que, o quadro neurológico de Pedro Severino ainda inspira cuidados e necessita manutenção de internação hospitalar.
O Hospital Unimed Ribeirão Preto reforça seu compromisso de seguir prestando toda a assistência necessária ao paciente e seus familiares."
O acidente
Pedro Severino, atacante do sub-20 do Bragantino, teve um grave traumatismo craniano após acidente na rodovia Anhanguera, na altura da cidade de Americana. O carro colidiu contra a traseira de um caminhão. Pedro estava no banco do passageiro.
O motorista particular admitiu que dormiu ao volante. Ele passou por teste de bafômetro, que não detectou consumo de álcool.
Os pais de Pedro Severino, Lucas e Lúcia, estavam em Porto Seguro durante o carnaval e retornaram a São Paulo imediatamente quando informados do acidente. O tio Válter Júnior, o Torrinha, e o empresário André Castilho foram os primeiros a chegar em Americana. Pedro foi transferido para Ribeirão Preto no último dia 6.
O jovem jogador está emprestado pelo Botafogo-SP. Ele é filho de Lucas Severino, atacante que jogou em Athletico, Cruzeiro e Corinthians no início do século.
Pedro Castro, outro atleta do Bragantino, estava no banco de trás e sofreu uma fratura na vértebra cervical. O atleta recebeu alta hospitalar no último dia 7.
Os atletas do sub-20 do Bragantino iam para o centro de treinamento do clube, em Atibaia, quando sofreram o acidente. Seria o primeiro treinamento de Pedro Severino pelo novo clube.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.