Topo

Oscar Roberto Godói

Árbitros fizeram um bom trabalho no início do Paulistão

Palmeiras empatou com Red Bull Brasil com gol de Borja (foto). Felipe Reis marcou, mas teve o gol anulado após impedimento - Marcello Zambrana/AGIF
Palmeiras empatou com Red Bull Brasil com gol de Borja (foto). Felipe Reis marcou, mas teve o gol anulado após impedimento Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

21/01/2019 12h26

Para quem aprendeu a gostar de futebol na era do rádio como eu, nascido, criado e endividado em São José do Rio Preto, o campeonato mais importante é o Paulistão, seja a divisão que for: A-1, A-2, A-3 ou B. É lá que está o time do coração de cada um dos torcedores que nasceram no Estado de São Paulo. 

A bola rolou nas séries da primeira letra do alfabeto e, pela quantidade de jogos e decisões tomadas, tivemos mais acertos do que erros das arbitragens. Como estamos no início, as reclamações pós-jogo são amenas já que é possível recuperar o ponto ou pontos perdidos.

Vamos ficar atentos com árbitros e assistentes e como eles se comportarão nos jogos transmitidos ao vivo pela televisão. A Federação Paulista de Futebol oficializou a participação de "intrusos" na arbitragem criando os cargos de Analista de Campo e Assessor, funções ocupadas na primeira rodada por integrantes da Comissão de Arbitragem e ex-árbitros, respectivamente. Seria, digamos, biquinho a mais para os responsáveis pela formação e condução da carreira dos árbitros e assistentes.

No jogo Botafogo 1 x São Bento de Sorocaba 1, o árbitro José Cláudio Rocha Filho, errou em não marcar pênalti de Ivo em Pimentinha, a favor do time de Ribeirão Preto. Como terá sido a conversa entre o árbitro e o analista de campo Roberto Perassi: convergente ou divergente?

Red Bull Brasil e Palmeiras empataram em 1 a 1, em Campinas, e o assistente FIFA Marcelo Van Gasse acertou em marcar impedimento do atacante palmeirense Felipe Pires, anulando corretamente o gol. Coincidentemente, estavam exercendo as funções administrativas um dos melhores assistentes que o futebol já teve, Ednilson Corona, ao lado de Marcelino Tomaz de Brito Neto, outro muito bom assistente. Van Gasse fez bonito diante de tanta responsabilidade.

Veja os gols do Campeonato Paulista:

Corinthians 1 x 1 São Caetano

Red Bull 1 x 1 Palmeiras

São Paulo 4 x 1 Mirassol

Siga o UOL Esporte no

Santos 1 x 0 Ferroviária

Siga o UOL Esporte no

Oscar Roberto Godói