UOL Esporte Futebol
 
Folhapress

Dutos da Petrobras passam por área em que será construído estádio do Corinthians

01/09/2010 - 06h44

Dutos da Petrobras podem complicar construção de estádio do Corinthians

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Um dia depois de o Corinthians ter assinado o contrato para a construção de seu novo estádio, foi revelado que o terreno escolhido, no bairro paulistano de Itaquera, pode complicar a obra. Isso porque, de acordo com reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo nesta quarta-feira, dois dutos da Petrobras passam no local.

PREOCUPAÇÃO CORINTIANA EM ITAQUERA

  • Mesmo com dutos da Petrobras, caminhões também trabalham na área do novo estádio

A Transpetro, empresa de logística responsável pelos dutos no local, confirmou que, inclusive, o CT do clube ao lado do terreno foi utilizado como ponto de referência. De acordo com o projeto do novo estádio corintiano, os dutos passam por baixo do local onde seria construído uma das arquibancadas do local.

O principal problema em relação aos dutos – que ligam São José dos Campos a São Caetano do Sul – é a existência da chamada faixa de domínio da Petrobras no entorno dos canos. Por lei, essa faixa é uma área em que não se pode executar obras, pois poderia danificar os dutos da Transpetro.

Outra função da faixa de domínio da Petrobras é poder haver espaço para manutenção dos dutos em caso de vazamento, sem que isso possa causar problemas para construções que fiquem próximas às tubulações.

Segundo a Transpetro, ela “só poderá avaliar o impacto da construção do estádio sobre a operação dos dois dutos após conhecer o projeto da obra”. Já a Petrobras afirmou que apenas a empresa de logística se pronunciará sobre o assunto.

O Corinthians já está ciente da questão e afirmou que já conversou com a petrolífera sobre o assunto. O clube explicou que o estacionamento do estádio ficará na região dos dutos e o “projeto do estádio está dentro das normas da Petrobras”.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host