UOL esporte

04/08/2011 - 07h00

Falta de informação leva Fortaleza a 'entrar' na disputa pela abertura da Copa-14

Thales Calipo
Em São Paulo

São Paulo é a favorita. Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e até Salvador correm por fora. Apesar disso, a disputa para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 pode ganhar um inusitado concorrente. Por falta de informação dos responsáveis pela cidade, a capital cearense acabou se colocando na disputa, mesmo que suas chances sejam, atualmente, inexistentes de conseguir a partida.

REFORMA DO CASTELÃO ESTÁ ADIANTADA, DIZ SECRETÁRIO DE FORTALEZA

  • Divulgação

    Apesar dos desencontros com a Fifa e o COL, Fortaleza mantém um bom ritmo de obras para reforma do Castelão. Segundo Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa, os trabalhos estão de 5% a 10% adiantados.

    "Temos 780 funcionários na obra trabalhando em três turnos, incluindo sábado e domingo. Usamos um sistema de acompanhamento diário da obra. Temos seguido à risca e já conseguimos antecipar algumas ações, por isso estamos de 5 a 10% à frente do cronograma", explicou o secretário.

“Pleiteamos junto a Fifa e Comitê Organizador Local alguns momentos dentro da Copa do Mundo e da Copa das Confederações. Pedimos para fazer a abertura festiva, que é o show artístico que antecede o jogo inaugural, com uma grande atração internacional”, afirmou Ferruccio Feitosa, secretário especial de Fortaleza para Copa de 2014.

Ao ser informado pela reportagem do UOL Esporte que a festa inaugural seria no mesmo dia e local do jogo de abertura, o secretário da capital cearense tentou argumentar.

“Não sei se [a festa e o jogo de abertura] são no mesmo local, mas a festa não é no mesmo dia, é na noite anterior”, disse Feitosa que, ao ser informado novamente que o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, havia afirmado que os dois eventos seriam no mesmo dia e estádio, tentou contornar seu erro.

“Se eles falaram... então vamos sentar com eles [Fifa e COL] e vamos ver. Não acompanhei a entrevista do Jerome, mas se for desse jeito, só se Fortaleza for a abertura”, lamentou o secretário de Fortaleza.

O episódio, ocorrido durante o sorteio preliminar da Copa do Mundo de 2014, na semana passada, mostra que nem sempre Fifa e COL falam a mesma língua das cidades-sede do Mundial. Essa falhas de comunicação, como demonstradas com o exemplo de Fortaleza, são uma constante na maioria das capitais que estarão no evento. Diferenças relacionadas a orçamentos e divisão de obrigações são os pontos mais conflituosos entre as partes.

Como a Fifa anunciou, a Copa do Mundo de 2014 começará em 12 de junho. Neste dia, uma quinta-feira, será realizado um grande show de abertura e, logo na sequência, a seleção brasileira irá enfrentar seu primeiro adversário, inaugurando assim o Mundial. A decisão está marcada para 13 de julho, muito provavelmente no Maracanã.

Placar UOL no iPhone