UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/09/16/trt-rj-considera-abusiva-greve-no-maracana-operarios-devem-voltar-ao-trabalho-na-segunda.htm
  • TRT-RJ considera abusiva greve no Maracanã; operários devem voltar ao trabalho na segunda
  • 24/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Greve no Maracanã começou no dia 1º de setembro e deve acabar nesta segunda-feira

Greve no Maracanã começou no dia 1º de setembro e deve acabar nesta segunda-feira

16/09/2011 - 16h36

TRT-RJ considera abusiva greve no Maracanã; operários devem voltar ao trabalho na segunda

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

A greve dos operários que trabalham nas obras de melhorias do Maracanã pode acabar nesta segunda-feira. Após audiência de conciliação entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sitraicp) e o Consórcio Maracanã 2014, nesta sexta-feira a sessão de dissídios coletivos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ) considerou abusiva a paralisação.

Os operários estão em greve desde o dia 1º de setembro, e exigiam melhorias como ampliação do plano de saúde para os familiares e aumento do vale-refeição. O TRT ainda não divulgou mais informações sobre a decisão, mas, em nota oficial, o consórcio, formado pelas empresas Delta, Andrade Gutierrez e Odebrecht, convocou os funcionários para retornar ao trabalho na próxima segunda-feira, dia 19. 

Nesta sexta, o site "World Football Insider" publicou uma entrevista com um porta-voz da Fifa afirmando que, por causa da paralisação de duas semas nas obras, a entidade estuda cortar o Maracanã da Copa das Confederações de 2013. 

"Os atrasos certamente criam o risco de o Maracanã ser excluído da Copa das Confederações, caso eles não consigam completar a reforma até o fim de 2012", completou a mesma fonte.

No mês de agosto, os operários do Maracanã fizeram a primeira greve, de cinco dias, depois de um acidente com um trabalhador no canteiro de obras. Na época, a categoria aproveitou para reivindicar melhores condições de trabalho e segurança, além do pagamento de plano de saúde e aumento no valor da cesta básica.

A segunda greve foi motivada pelos funcionários do turno da noite, que reclamam da falta de médicos e da alimentação. Além disso, alegam que há discrepância no valor das horas extras lançados no contra-cheque. Sem aceitar a reivindicação dos operários e afirmando que cumpria o acordo realizado em agosto, o Consórcio Maracanã 2014 decidiu entrar na Justiça do Trabalho no dia 1º e no dia 12 de setembro o Sitraicp entregou sua defesa ao TRT.

Cerca de 2.100 funcionários trabalham na reforma do Maracanã. A obra deve custar R$ 859 milhões e a capacidade do estádio será de 76 mil pessoas.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

Placar UOL no iPhone