UOL esporte

Exclusão da Copa das Confederações de P. Alegre fez CBF voltar os olhos para a Arena

Exclusão da Copa das Confederações de P. Alegre fez CBF voltar os olhos para a Arena

20/10/2011 - 12h09

Cartola gaúcho diz que Ricardo Teixeira pensa na Arena do Grêmio para 2014

Jeremias Wernek
Em Porto Alegre
  • Obras de reforma do Beira-Rio estão paradas há quatro meses e contrato com a empreiteira ainda não foi assinado; direção negocia últimos detalhes

Faltando apenas a confirmação oficial da Fifa, de que Porto Alegre realmente estará fora da Copa das Confederações, os dirigentes gaúchos começam a mostrar maior tensão. Segundo o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, depois de perder o direito de sediar o torneio de 2013, a CBF olha com mais atenção para a Arena do Grêmio.

A informação partiu do próprio presidente da CBF, Ricardo Teixeira. “Falei para o Ricardo Teixeira, 'e aí presidente, e se não sair, porque o Luigi [presidente do Inter] está em São Paulo e eu não consigo falar com ele. E ele me disse que Porto Alegre não poderia ficar de fora e a opção seria a Arena do Grêmio”, relatou o presidente da FGF, Francisco Noveletto, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Na visão de Noveletto, a perda da condição de sede da Copa das Confederações é culpa do Inter. Já que o estádio Beira-Rio está com as obras paradas há mais de quatro meses, e o contrato de parceria com a Andrade Gutierrez segue sem assinatura.

No Inter, o discurso é de cautela para não cometer nenhum erro pela pressa. “É a história do Inter que está em jogo. Não vamos acelerar nada para correr o risco de fazer um negócio ruim. Se o preço for esse, de ficar fora da Copa das Confederações, vamos correr”, disse o presidente da Comissão de Obras do Inter, Luís Anápio Gomes, ao UOL Esporte.

Só que o imbróglio que respinga em 2013, preocupa para o ano seguinte. “Semana que vem, vamos esperar esta poeira da Copa das Confederações baixar, e vamos nos reunir com o presidente do Inter para dar um prazo final para o clube em relação as obras”, antecipou o cartola. “Se não cumprir o prazo, o presidente Ricardo Teixeira já disse que a Arena do Grêmio, que esta em construção, passará a ser o estádio da sede em Porto Alegre. A Copa do Mundo vai ter em Porto Alegre só que ai no estádio novo do Grêmio”, reiterou.

Do lado do Grêmio, postura cívica pela cidade e pelo Rio Grande do Sul. "Se isso se confirmar [Porto Alegre fora da Copa das Confederações], será um dos maiores vexames da história do Rio Grande do Sul. Não é só futebol, é uma questão política", afirmou o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini.

"A Arena já faz parte da Copa do Mundo, ela é campo oficial de treinamento em Porto Alegre. Ou seja, ela já recebe vistoria. O LOC acompanha a Arena. Sempre colocamos ela à disposição para qualquer outra atividade. Qualquer cidade sede que por um acaso venha a ter problema, a gente sabe que tem vários estádios, como Curitiba, por exemplo", citou Antonini.

Placar UOL no iPhone