UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/10/28/governo-alerta-fifa-para-guerra-da-meia-entrada-cota-para-estudantes-pode-ser-solucao.htm
  • Governo alerta Fifa para guerra da meia-entrada; cota para estudantes pode ser solução
  • 24/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Novo ministro do Esporte participará das conversas sobre a meia-entrada na Copa-14

Novo ministro do Esporte participará das conversas sobre a meia-entrada na Copa-14

28/10/2011 - 06h00

Governo alerta Fifa para guerra da meia-entrada; cota para estudantes pode ser solução

Ricardo Perrone
Em São Paulo

Técnicos do Ministério do Esporte aconselharam a Fifa a desistir da ideia de mudar a legislação dos Estados que concedem a meia-entrada para estudante. A federação ouviu que seria muito complexo fazer a alteração em tantos locais. Porém, o argumento mais robusto foi o de que o caso pode deflagrar uma guerra entre autoridades estaduais e o COL (Comitê Organizador Local da Copa de 2014).

Em sua previsão mais pessimista, o ministério desenhou um cenário em que os Estados fariam uma competição para mostrar quem peita mais a Fifa. E, se um deles conseguisse manter a lei, haveria uma reação em cascata.

A orientação foi para que a Fifa e o COL procurem os Ministérios Públicos de cada Estado para tratar do tema. Como exemplo, foi dado o caso de promotores de shows que fazem acordos com o MP para minimizar o estrago feito pelo desconto para estudantes. Normalmente, esses tratos determinam cotas para quem tem direito ao preço reduzido. Essa seria uma saída para a Fifa menos traumática do que bater o pé.

No ministério, a possibilidade de a Fifa dobrar o valor do ingresso para compensar os descontos não é levada a sério. Isso implicaria em aumento também para quem mora no exterior. Seria um transtorno para os organizadores.

A pasta acredita que o Governo Federal não precisa se preocupar com a discussão, pois as leis que beneficiam estudantes são estaduais. Porém, tramita no Congresso lei que torna o desconto federal.

Sobre a meia-entrada para idosos, o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ouvirá de sua equipe que a Fifa já concordou em conceder o benefício.

Placar UOL no iPhone