UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/10/31/trabalhadores-e-empreiteiras-nao-entram-em-acordo-e-greve-no-estadio-do-df-continua.htm
  • Trabalhadores e empreiteiras não entram em acordo e greve no estádio do DF continua
  • 23/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Vista das obras paralisadas por greve no Estádio Nacional de Brasília no dia 31/10/2011

Vista das obras paralisadas por greve no Estádio Nacional de Brasília no dia 31/10/2011

31/10/2011 - 19h52

Trabalhadores e empreiteiras não entram em acordo e greve no estádio do DF continua

Vinícius Segalla
Em São Paulo

Trabalhadores e empreiteiras envolvidos na obra do Estádio Nacional de Brasília não entraram em acordo nesta segunda feira e a greve que paralisa as obras há cinco dias continua. Os funcionários afirmam que ganham menos do que lhes foi prometido. Já as empreiteiras (Andrade Gutierrez e Via Brasil) dizem que pagam inclusive premiações que não são previstas no acordo de dissídio coletivo assinado com o sindicato da categoria.

Na Audiência de Conciliação, ocorrida no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, as propostas feitas não foram aceitas. A pauta de reivindicação dos trabalhadores possui mais de dez itens, que vão desde melhorias no serviço de almoço na obra até mudanças de cláusulas no plano de saúde.

A questão salarial, porém, é a única que gera um impasse aparentemente intransponível. Os trabalhadores alegam defasagem de 30% entre o que recebem e a média da cosntrução civil ou mesmo o que foi prometido a muitos trabalhadores.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

O tribunal aconselhou negociações paralelas a serem realizadas fora do TRT para que um acordo seja firmado. Caso isso não ocorra até a próxima quarta-feira, uma nova audiência de conciliação está agendada para quinta-feira, às 16h, no TRT. Se, desta audiencia, ainda não surgir acordo, a Justiça tomará a decisão sobre quem terá que ceder.

Até agora, as obras, paralisadas desde o dia 26 de outubro, mantém seu cronograma original. A entrega está prevista para dezembro de 2012.

Placar UOL no iPhone