UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/12/17/blatter-anuncia-que-ricardo-teixeira-pediu-licenca-da-fifa-e-do-col-ate-janeiro.htm
  • Blatter anuncia que Ricardo Teixeira pediu licença da Fifa e do COL até janeiro
  • 19/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
17/12/2011 - 08h51

Blatter anuncia que Ricardo Teixeira pediu licença da Fifa e do COL até janeiro

Das agências internacionais
Em Tóquio (Japão)
  • Ronaldo e Teixeira na apresentação do ex-jogador no Comitê; cartola se afasta até fim de janeiro

    Ronaldo e Teixeira na apresentação do ex-jogador no Comitê; cartola se afasta até fim de janeiro

Joseph Blatter, presidente da Fifa, anunciou neste sábado que Ricardo Teixeira está fora da Fifa e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 até o fim de janeiro. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol teria pedido licença dos cargos que possui, mas com data para voltar em 2012.

“O sr. Teixeira nos pediu para sair até o fim de janeiro. Até lá ele está fora da Fifa e do Comitê Organizador. No fim de janeiro nós vamos voltar a esse assunto”, disse Blatter, em pronunciamento no Japão após a reunião do Comitê Executivo da Fifa, que aconteceu neste sábado.

Segundo a agência Reuters, Blatter teria se mostrado interessado em reunir-se com Teixeira para cobrar mais pressa na organização da Copa do Mundo. Antes aliados, os dois cartolas hoje são desafetos.

O presidente da Fifa chegou a ameaçar o brasileiro com a possível divulgação dos resultados da investigação suíça sobre o escândalo da ISL. Segundo a rede inglesa BBC, Ricardo Teixeira e João Havelange teriam admitido no processo que receberam dinheiro da empresa, mas fizeram um acordo para manterem seus nomes em sigilo. 

Teixeira é membro do Comitê Executivo da Fifa e é presidente do Comitê, e seu afastamento não parece ser definitivo. É a primeira vez, no entanto, que o dirigente se distancia assim das duas entidades em anos. A saída acontece justamente no momento em que vem sendo pressionado em todo o mundo pelos escândalos de corrupção nos quais está envolvido. 

Além do processo suíço, o cartola ainda sofre com uma investigação da Polícia Federal no Brasil. A preocupação com a situação é tão grande que a CBF fez até uma campanha publicitária tentando melhorar a imagem de sua gestão, como revelou o UOL Esporte. Segundo Blatter, no entanto, não é possível saber quando os nomes dos envolvidos no escândalo da ISL serão divulgados. 

"O tribunal não chegou a uma decisão sobre abrir os arquivos. Nós queremos abri-lo assim que possível e esquecer o passado. A Fifa precisa colocar esse problema da ISL de lado", disse Blatter. 

Placar UOL no iPhone