UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2012/01/17/em-visita-a-fortaleza-fifa-descarta-rio-como-sede-de-sorteio-da-copa.htm
  • Em visita a Fortaleza, Fifa descarta Rio como sede de sorteio da Copa de 2014
  • 18/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
17/01/2012 - 14h15

Em visita a Fortaleza, Fifa descarta Rio como sede de sorteio da Copa de 2014

Do UOL, em São Paulo
  • para secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, Fortaleza e São Paulo são favoritas

    para secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, Fortaleza e São Paulo são favoritas

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, descartou a possibilidade de o Rio de Janeiro sediar o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014. Durante visita a Fortaleza nesta terça-feira, Valcke disse ainda que a cidade do Nordeste é uma das favoritas a receber o evento, que deve ocorrer no final do ano que vem.

A Fifa pretende definir a data e o local do sorteio dos grupos do Mundial e também da Copa das Confederações até março. Para Valcke, como o Rio de Janeiro sediou o sorteio das eliminatórias da Copa, no ano passado, ele está fora da disputa. Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral fizeram lobby com o presidente Joseph Blatter e admitiram que poderiam abrir os cofres públicos para ter mais este evento na capital fluminense.

“[Além de Fortaleza,] São Paulo e Rio de Janeiro também concorrem, mas o Rio já recebeu o sorteio das Eliminatórias e queremos dividir os eventos entre as cidades, então, o Rio não deve receber”, disse o secretário-geral da Fifa.

Em Fortaleza, Valcke inspecionou, além das obras da Arena Castelão e de mobilidade, a construção do novo centro de eventos da cidade. O centro é o possível local do sorteio da Copa e agradou o secretário.

“O centro de eventos que eu vi hoje é impressionante. Há uma grande possibilidade que seja a sede do sorteio”, disse Valcke, em entrevista coletiva. “São vários candidatos, mas há uma grande possibilidade.”

Ainda neste tarde, o secretário da Fifa chega a Salvador para mais uma inspeção de obras para a Copa do Mundo. A capital baiana também é candidata à sede da Copa das Confederações, em 2013, e espera convencer a Fifa de que está preparada.

“Nossa esperança é que Valcke se anime com o andamento de nossas obras”, disse o secretário municipal extraordinário para a Copa, Leonel Leal. “Estamos com 50% das obras prontas e temos grandes chances de receber o torneio em 2013.”

Placar UOL no iPhone