UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2012/01/24/secretario-de-seguranca-da-copa-e-da-olimpiada-pede-demissao.htm
  • Secretário de Segurança da Copa e da Olimpíada pede demissão
  • 25/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
24/01/2012 - 15h33

Secretário de Segurança da Copa e da Olimpíada pede demissão

Do UOL, em São Paulo

O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, José Ricardo Botelho, pediu demissão do cargo no último fim de semana. Sua exoneração deverá ser publicada no Diário Oficial da União na próxima quinta-feira, de acordo com informações do Ministério da Justiça, a quem a secretaria é subordinada.

A justificativa para o pedido alegada pelo secretário, segundo afirma a pasta, são "motivos pessoais". Ainda não foi divulgado quem assumirá o posto. 

Botelho comandava uma pasta cuja missão é garantir a segurança de brasileiros e turistas durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O ex-secretário deixa a pasta nas vésperas da assinatura da chamada Matriz de Responsabilidade sobre segurança, onde serão definidas as obrigações de cada ente público envolvido nos eventos esportivos no que se refere a segurança.

Após a assinatura, serão feitas compras com Regime Diferenciado de Contratação (RDC), com entregas para o fim de 2012. Entre os investimentos previstos para a Copa do Mundo, 42% serão feitos nos Centros de Comando e Controle, que abrigarão as forças de segurança. A responsabilidade pela construção do imóvel é do estado e a União fica com o encargo de equipar o centro.

As outras áreas com maiores investimentos serão 16% para equipamentos e sistemas de interligação entre os centros e 14% para sistema de controle de tráfego de pessoas e scanners. Também serão aportados 6% em helicópteros, embarcações, ambulâncias, ônibus, viaturas, motos e delegacias móveis.

 

Placar UOL no iPhone