! Gorduchinha, Samba ou Caramuri? Campanhas sugerem nome para bola da Copa de 2014 - Copa 2014 - UOL Esporte

UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2012/02/02/gorduchinha-samba-ou-caramuri-campanhas-sugerem-nome-para-bola-da-copa-de-2014.htm
  • Gorduchinha, Samba ou Caramuri? Campanhas sugerem nome para bola da Copa de 2014
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Escolha definitiva será da Fifa e da Adidas, fabricante da bola que será usada na Copa

Escolha definitiva será da Fifa e da Adidas, fabricante da bola que será usada na Copa

02/02/2012 - 06h00

Gorduchinha, Samba ou Caramuri? Campanhas sugerem nome para bola da Copa de 2014

Vinicius Konchinski
Do UOL, em São Paulo

O sucesso e a polêmica envolvendo a Jabulani na Copa do Mundo de 2010 despertaram o interesse de brasileiros em batizar a bola da Copa de 2014. Campanhas profissionais, improvisadas e até palpites de figuras do futebol sugerem nomes para a bola que rolará nos gramadas do Brasil daqui a dois anos. A disputa promete ser apertada.

O nome Gorduchinha largou na frente com uma campanha que, inclusive, conta com o apoio de artistas e ex-astros do futebol. Ivete Sangalo, Cafú e Zico são alguns dos que aderiram ao movimento que pretende homenagear o ex-narrador Osmar Santos com o nome da bola da Copa.

Qual é a sua opinião?

  • Na Copa do Mundo de 2010, a bola Jabulani causou polêmica, mas ficou famosa. Na sua opinião, qual deve ser o nome da bola da Copa do Mundo do Brasil?

Famoso pelo frase “pimba na gorduchinha”, Osmar deixou de narrar partidas de futebol após um acidente de carro que causou sequelas em sua fala. Parcialmente recuperado, ele tem viajado o Brasil em busca de apoio para sua sugestão de nome para a bola do Mundial.

Correndo por fora e sem grande estrutura, vem o amazonense Beto Mafra e sua sugestão Caramuri. Bancário aposentado, Beto mora em Manaus e pretende batizar a bola da Copa do Mundo de 2014 com o nome de uma fruta da Amazônia que está ameaçada de extinção.

Em entrevista ao UOL, Beto explicou que os caramuris só aparecem na floresta de quatro em quatro anos, sempre em ano de Copa do Mundo. O fruto marrom dá em árvores muito altas, com copas distantes do chão. Por isso, muitos índios e caboclos cortam as árvores para apanhá-lo.

“Quero dar um nome indígena para a bola, genuinamente brasileiro, e ainda chamar atenção para uma questão ambiental”, disse Beto, defendendo sua sugestão. “É um nome simbólico, de uma fruta que só dá de quatro em quatro anos.”

Essas duas sugestões ainda disputam o posto de nome da bola da Copa com o palpite do ex-técnico da seleção brasileira e da África do Sul, Carlos Alberto Parreira. O técnico, que já levou cinco seleções ao Mundial, disse em entrevistas que quer que a bola do Mundial chame Samba.

A decisão sobre o assunto, entretanto, não depende de campanhas nem apoio popular. Como se chamará a bola da Copa do Mundo de 2014 depende da Fifa e da Adidas, empresa que fornece o material esportivo para o mundiais de futebol.

Segundo a Adidas, ainda não há uma previsão sobre quando o nome será definido. Para dar uma esperança aos que procuram ajudar na escolha do nome da bola, a empresa informou que acompanha “as recentes manifestações espontâneas que têm tomado proporções consideráveis”.

Campanha para "Gorduchinha" já tem vídeo oficial. Assista

Veja mais

Placar UOL no iPhone