Impasse entre AG e banco do RS impede retomada das obras de reforma do Beira-Rio

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação/AI Internacional

    AG espera que Banrisul aceite garantias dos parceiros para obter o financiamento

    AG espera que Banrisul aceite garantias dos parceiros para obter o financiamento

A Andrade Gutierrez divulgou neste sábado uma nota oficial nos principais jornais do Rio Grande do Sul informando que ainda não assinou o contrato de reforma do estádio Beira-Rio com o Inter porque o Banrisul não deu o aval para a liberação do financiamento de 300 milhões de reais, oriundos da linha de crédito especial da Copa, o ProCopa, do BNDES. A direção do Banco estatal descarta a possibilidade de conceder o empréstimo com as garantias que foram apresentadas no último mês.

“Avaliamos a proposta e não a consideramos apta à aprovação. A Andrade Gutierrez, se quiser, pode procurar outro banco para fazer a operação”, declarou o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, ao jornal Correio do Povo.

No texto, a AG assegura que conseguiu no final de janeiro os investidores necessários para a formação da Sociedade de Propósito Especifico [SPE] que irão bancar 80% do valor necessário para a reforma e apresentou as garantias financeiras para o banco estadual. O Banrisul será uma espécie de avalista da operação e o agente que irá repassar o dinheiro emprestado pelo BNDES.

Porém, os dirigentes do banco estatal descartam liberar o dinheiro por considerar que não tem a segurança que a SPE conseguirá honrar com o pagamento da dívida. “A operação não está minimamente estruturada do ponto de vista das garantias para o banco aprová-la”, declarou Zamin ao periódico.

Na nota oficial, a AG pressiona o Banrisul, mas admite que pretenda fazer todos os esforços para cumprir dentro do prazo a reforma e a modernização do Beira-Rio para a Copa de 2014. Caso, as obras não sejam concluídas, Porto Alegre perderá a condição de cidade-sede. Mesmo com o Grêmio construindo uma moderna Arena, políticos brasileiros e representantes da Fifa negaram qualquer possibilidade de ocorrerem partidas do mundial no novo estádio do tricolor gaúcho.

Confira a nota oficial na íntegra da AG:

Reforma do Beira-Rio

Informações importantes para o público

 

A construtora Andrade Gutierrez vem a público novamente para informar que todas as etapas e ações que dependiam da empresa para viabilizar o projeto de reforma e modernização do estádio Gigante da Beira-Rio já foram concluídas.

A empresa está segura de que foi além de suas obrigações, fazendo tudo o que era possível a um ente privado para colocar o projeto em execução. Rememorando:

– A Andrade Gutierrez foi a primeira a apresentar ao S.C. Internacional, ainda em 2010, uma sugestão de modelo de parceria para reforma do estádio – modelo que, no ano seguinte, seria aprovado pelo clube;

– Em seguida, em conjunto com o clube, a construtora  elaborou a minuta do contrato que definiu as bases da parceria, processo que foi concluído em dezembro de 2011;

– Definida as condições do contrato, a Andrade Gutierrez pôde, enfim dar início às tratativas com os potenciais sócios investidores para a composição da Sociedade de Propósito Específico (SPE) responsável pela reforma e ampliação do Beira-Rio;

– Em paralelo, mesmo sem tergarantia formal de queseria a responsável pela condução do projeto, desenvolveu os estudos e projetos de engenharia para que a retomada das obras pudesse ocorrer imediatamente após a assinatura do contrato;

– Pouco mais de 45 dias após a aprovação do contratopelo Conselho Deliberativo do clube, a construtora conseguiu definir todos os demais investidores necessários à viabilização do projeto;

– Para obtenção da linha de financiamento via ProCopa, programa do BNDES  para financiamento de Arenas na Copa 2014, todos os investidores têm de apresentar garantias proporcionais à sua participação. A garantia da parcela que cabe à construtora (20%) já foi apresentada e aprovada.

Informamos que, em decorrência de várias reuniões realizadas  nas últimas semanas com executivos do BNDES e do Banrisul, que atua como agente repassador dos recursos do BNDES via ProCopa, um plano sólido de garantias referente ao conjunto de investidores que formarão a SPE foi apresentado ao Banrisul. Até o momento, não houve o retorno quanto à aprovação deste plano.

Sem a aprovação dessas garantias financeiras, que contam inclusive com intenção de participação do S.C. Internacional, não é possível obter a linha de financiamento ao projeto e estabelecer a sociedade que viabilizará a reforma, lembrando que o andamento deste processo tem decisões, fóruns e prazos alheios à vontade da empresa.

Uma vez formada a SPE, o contrato será assinado e o cronograma de obras, divulgado. Até lá, a Andrade Gutierrez segue envidando todos os esforços para que o modelo para reforma e modernização do estádio Gigante da Beira-Rio, tendo como objetivo a Copa do Mundo de 2014, seja viabilizado.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos