Inter critica construtora por novo atraso nas obras do estádio Beira-Rio

Do UOL, em Porto Alegre

  • Carmelito Bifano/UOL Esporte

    Inter acha injusto colocar nos "ombros" do Banrisul a demora para o início das obras

    Inter acha injusto colocar nos "ombros" do Banrisul a demora para o início das obras

A cúpula do Internacional tem o primeiro embate com a Andrade Gutierrez. Dois dias depois da construtora divulgar uma nota oficial que culpa o Banrisul pelo atraso na retomada das obras do estádio Beira-Rio, o clube gaúcho definiu como "injusta" a justificativa da empreiteira.

  • No sábado, a Andrade Gutierrez divulgou nos principais jornais do RS nota criticando o Banrisul

O Banrisul não deu o aval para a liberação do financiamento de R$ 300 milhões, oriundos da linha de crédito especial da Copa, o ProCopa, do BNDES. A direção do Banco estatal descarta a possibilidade de conceder o empréstimo com as garantias que foram apresentadas no último mês.

“A construtora assumiu um compromisso lá atrás, ela nos procurou. E agora temos que ajudar a encontrar essa questão, esse impasse [de garantias financeiras] que eles afirmam. Seria injusto a gente colocar essa questão nos ombros do Banrisul. Ele pode até ajudar, buscar uma solução, mas logicamente não é compromisso de nenhum banco assumir isso”, disse o presidente do Inter, Giovanni Luigi, à Rádio Gaúcha.

Segundo a Andrade Gutierrez, o financiamento junto ao BNDES não foi obtido graças à recusa do Banrisul. O reflexo direto é mais um adiamento na assinatura do contrato com o Inter. E nada de obras no estádio.

Sem nenhuma máquina em ação há 248 dias, o Beira-Rio virou centro de uma celeuma, que envolve o Inter, a empreiteira, o banco do Rio Grande do Sul e o governador Tarso Genro. O político, aliás, corroborou a posição do clube.

“Não se pode aceitar a transferência da responsabilidade negocial, da responsabilidade de uma empresa privada que persegue, como deve fazê-lo, o lucro nos seus investimentos e transferir para um banco público. Essa foi a intervenção que fizemos e a orientação que eu passei para o presidente Túlio [Zamim, presidente do Banrisul] e que ele vai continuar exercitando”, disse Genro à Rádio Gaúcha.

Internamente, o Inter analisa alternativa para um possível fim de acordo com a Andrade Gutierrez. Oficialmente, nenhum dirigente do clube admite o caso, mas a morosidade do negócio com a construtora gera constrangimento e impaciência.

Definido como sede da Copa do Mundo de 2014, o Beira-Rio foi inaugurado em 1969 e tem orçamento previsto, pela Andrade Gutierrez, de R$ 330 milhões de reais. Nos planos, está a ampliação das arquibancadas, a construção de um edifício garagem e da cobertura do estádio.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos