Topo

Copa 2018

Exame não mostra ruptura e mantém Dani Alves com chance de ir à Copa

Daniel Alves é atendido pelo departamento médico do PSG durante jogo contra o Les Herbiers - AFP PHOTO / Damien MEYER
Daniel Alves é atendido pelo departamento médico do PSG durante jogo contra o Les Herbiers Imagem: AFP PHOTO / Damien MEYER

Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Tiago Leme

Do UOL, em São Paulo, Rio de Janeiro e Paris

09/05/2018 10h54

O exame do joelho direito de Daniel Alves não apontou ruptura do ligamento, como se imaginou em um teste preliminar. A avaliação feita no hospital Americano, em Paris, nesta quarta-feira, mostrou que o jogador teve apenas um estiramento no ligamento. Sem previsão imediata de cirurgia, o lateral mantém suas chances de ir à Copa do Mundo. 

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

“Após o traumatismo do joelho direito de Dani Alves, que ocorreu ontem [terça] durante a final da Copa da França, os exames realizados hoje mostraram uma alta desinserção do ligamento cruzado anterior com entorse póstero-externo. Sua condição requer um mínimo de 3 semanas de cuidados antes de nova avaliação", disse a assessoria de imprensa do jogador, através de nota. 

Horas depois da manifestação oficial do estafe de Daniel Alves, o PSG emitiu uma nota oficial com uma versão diferente. "Em seguida ao traumatismo no joelho direito de Daniel Alves, sofrido ontem na final da Copa da França, exames realizados neste dia mostraram a evidência de uma alta desinserção do ligamento cruzado anterior com uma entorse no póstero-externo. Será necessário um mínimo de três semanas de tratamento antes de reavaliar a necessidade de um procedimento cirúrgico", disse o clube ressaltando que a operação não está totalmente descartada. 

Inicialmente, o resultado do exame soou como um alívio para o jogador e a comissão técnica da seleção brasileira. Daniel Alves deve ser submetido a sessões de fisioterapia assim que a região desinchar e será reavaliado. A visão otimista do estafe espera que o tratamento seja suficiente para a recuperação. O PSG, por sua vez, faz questão de ressaltar que pode ser necessária uma cirurgia após o período. A pessoas próximas, o lateral indicou que espera estar apto a voltar em um mês - inicialmente cogitou-se uma recuperação em Paris.

Apesar da contradição entre PSG e Daniel Alves, a notícia muda o panorama que se tinha até então. A lesão de Daniel Alves, ocorrida na final da Copa da França, contra o Les Herbiers, pegou clube e seleção brasileira de surpresa, já que o lateral chegou a dar a volta olímpica após a conquista. O exame preliminar, que indicou ruptura, frustrou a festa do título e criou um clima de abatimento no entorno do jogador, que já fazia planos de como se recuperaria em caso de uma eventual cirurgia. 

Agora resta saber como a seleção acompanhará a situação. Ricardo Rosa, preparador físico, e Rafael Martini, fisioterapeuta, trabalham no PSG, estarão com o Brasil na Rússia e mantêm contato constante com a comissão de Tite. A convocação está programada para a próxima segunda-feira (14), mas o treinador tem até 4 de junho, prazo-limite imposto pela Fifa, para alterar nomes de uma lista de 35 atletas.

A seleção vai se apresentar no dia 21 de maio em Teresópolis, na Granja Comary, e a estreia na Rússia será dentro de 40 dias – o Brasil pega a Suíça dia 17 de junho.

Copa 2018