Topo

Copa 2018

Avaliação da CBF confirma Daniel Alves fora da Copa do Mundo

Daniel Alves sente o joelho direito no jogo entre Paris Saint-Germain e Les Herbiers - Franck Fife/AFP Photo
Daniel Alves sente o joelho direito no jogo entre Paris Saint-Germain e Les Herbiers Imagem: Franck Fife/AFP Photo

Dassler Marques, João Henrique Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

11/05/2018 12h22Atualizada em 11/05/2018 14h59

Daniel Alves está fora da Copa do Mundo de 2018. Depois de dois dias de novela, os resultados dos exames da última quinta e uma avaliação feita pelo médico Rodrigo Lasmar, da CBF, nesta sexta, sacramentaram a perda. Titular absoluto e um dos homens de confiança de Tite, o lateral direito perde a chance de disputar sua terceira Copa do Mundo. 

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

A lesão que frustra os planos de Tite ocorreu na última terça, durante a final da Copa da França, contra o Les Herbiers. Daniel Alves até chegou a dar a volta olímpica ao lado dos companheiros, mas já no vestiário constatou-se a gravidade da lesão, como revelou em primeira mão o UOL Esporte. No dia seguinte, um exame do PSG deu alguma esperança ao jogador e seu estafe, mas novas avaliações conduzidas pela CBF frustraram qualquer expectativa.

A seleção sabia, desde a quinta-feira, que não seria possível contar com o jogador, mas ainda assim aguardou para bater o martelo. Havia, dentro da comissão de Tite, uma preocupação de respeitar um dos principais jogadores e mostrar que estava sendo feito o máximo por ele. Por isso, nesta sexta Rodrigo Lasmar esteve com Dani Alves e fez uma nova avaliação clínica, com toque e movimentação do joelho lesionado. Ainda assim, a análise final é de que ele não está apto a atuar na Copa do Mundo. 

Além de Lasmar, a CBF enviou Edu Gaspar a Paris para acompanhar a situação. Enquanto a visita do médico já estava programada por conta de Neymar, a do coordenador de seleções foi uma reação da entidade à comunicação falha do PSG no caso.

Sem a perspectiva de ir à Copa, o lateral vai esperar duas a três semanas para desinchar o joelho e deve ser submetido a intervenção cirúrgica. Segundo Lasmar, a previsão é que Daniel Alves fique afastado dos gramados por até seis meses.

Quem pode herdar a vaga?

Com a ausência de Daniel Alves, os laterais Fagner, do Corinthians, e Danilo, do Manchester City, são os favoritos para serem convocados pelo técnico Tite nesta segunda-feira. Rafinha, do Bayern de Munique, corre por fora.

Testado nos últimos amistosos da seleção, Fagner também está afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular na coxa. Neste domingo, Lasmar vai visitar o CT do Corinthians para conferir de perto a situação do jogador.

Confira a nota oficial da CBF sobre Daniel Alves

Na última quinta-feira (10), o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, e o coordenador, Edu Gaspar, desembarcaram em Paris para um acompanhamento aprofundado da situação médica ocorrida na final da Copa da França com o lateral direito do Paris Saint-Germain, Daniel Alves.

Como vem ocorrendo desde o início do trabalho, a comissão técnica criou uma importante relação com as equipes do Brasil e do exterior, o que permite acompanhamentos técnicos, físicos e clínicos 'in loco', além da participação na tomada de decisões.

Seguindo essa linha de trabalho em conjunto, foram realizados exames complementares minuciosos e confirmado o diagnóstico inicial de lesão do ligamento cruzado anterior, com necessidade de tratamento cirúrgico.

Esgotadas todas as alternativas de recuperação dentro do prazo, constatou-se a impossibilidade da convocação de Daniel Alves para o período de preparação, amistosos e, consequentemente, para a Copa do Mundo.

A comissão técnica da Seleção Brasileira sente pelo o ocorrido e deseja a Daniel Alves uma pronta recuperação para que sua técnica, raça e liderança estejam de volta ao serviço da Amarelinha o mais breve possível.

Copa 2018