Topo

Copa 2018

Tite revela Dedé entre os 35, faz elogios e manda recados para "excluídos"

Dedé se emociona ao falar do chamado de Tite para a pré-lista para a Copa com 35 jogadores  - Reprodução/Twitter
Dedé se emociona ao falar do chamado de Tite para a pré-lista para a Copa com 35 jogadores Imagem: Reprodução/Twitter

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/05/2018 14h57

Ao convocar os 23 jogadores que defenderão o Brasil na Copa do Mundo, Tite revelou uma surpresa: o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, que nunca foi convocado pelo treinador, está na lista de 35 nomes, podendo ser chamado em caso de lesão. O comandante da seleção quebrou suas próprias regras e reservou alguns minutos para elogiar o zagueiro, que vive excelente fase após anos sofrendo com lesões. 

Veja a lista dos 23 convocados da seleção para a Copa
Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

“Na lista dos 35 tem atletas que nunca foram convocados, mas que estamos acompanhando. E vou falar um que merece: Dedé do Cruzeiro merece, tu mereces porque todo o trabalho que realizou de superar, me identifico com ele. Vou fazer essa inconfidência. Todos os problemas que passou, de ficar fora, de encontrar clube, uma família e voltar em alto nível. Ele faz merecedor de quebrar essa...me perdoem os colegas de comissão técnica”, afirmou.

Além de Dedé, a comissão técnica confirmou outro nome na lista de suplentes: o goleiro Neto. Foi o médico Rodrigo Lasmar quem anunciou o jogador do Valencia, inserido na lista de última hora por uma dúvida de Tite e companhia em relação às condições clínicas do atleta.

"Ficou no banco e existia alguma dúvida de ser problema médico. Com fuso horário e o treino do Valencia, só conseguimos falar com o jogador perto da convocação, e soubemos que não há problema médico, era opção de banco e passamos ao Tite. Não existia motivos médicos para ele não convocar o jogador e participar da lista, no caso, a lista dos 35 enviados à Fifa", comentou o médico da seleção.

Outros jogadores que acabaram ficando de fora da lista dos 23 também receberam recados de Tite, que procurou explicar seus critérios e concordou que jogadores merecedores podem ter ficado de fora.

“Tive (dor de cabeça). Em relação à lateral deixar o Alex Sandro fora. Não sinto prazer, tenho uma referência e uma gratidão”, disse, mandando um recado ao lateral da Juventus, que perdeu a disputa com Filipe Luís para ser reserva de Marcelo. “Humanamente vai acontecer. Se pegar todos os técnicos brasileiros, não teria consenso. Não quero e não tenho a pretensão de ser consenso e de colocar desta forma. Concordar ou não é do livre arbítrio, é do feeling, da sensibilidade, é da ideia de futebol que a gente pensa ser melhor. Quero um time mais alto porque vai ter jogadores de bola parada alta. As minhas e vão acabar acontecendo com algumas injustiças, e opiniões se respeitam”, completou, ao ser perguntado sobre a ausência do volante Arthur, do Grêmio.

Dedé se emociona

Único nome da lista dos 13 suplentes revelado por Tite, Dedé se emocionou ao conceder entrevista coletiva minutos depois do pronunciamento de Tite. O zagueiro do Cruzeiro, que voltou a jogar em alto nível após praticamente três anos batalhando contra lesões, chorou e agradeceu ao treinador da seleção brasileira.

"Estou muito feliz, chegou a me emocionar. O Tite é um ser humano maravilhoso, tem um coração diferenciado por ter me citado. Não só pelo futebol, mas por tudo que eu passei durante esses três anos. É difícil até de comentar, estou passando por um momento especial na minha carreira", comentou o defensor do Cruzeiro.

"Sei que muitos estão felizes com esse momento da minha vida. Tenho que agradecer a Deus e à Nossa Senhora pelo dia de hoje. Tinha tempo que eu não me sentia tão contente em um momento tão especial", completou Dedé. 

Confira os 23 jogadores convocados:

Goleiros
Alisson (Roma-ITA), Cássio (Corinthians-BRA) e Ederson (Manchester City-ING)

Laterais
Fagner (Corinthians-BRA), Danilo (Manchester City-ING), Marcelo (Real Madrid-ESP), Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP)

Zagueiros
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA), Miranda (Inter de Milão-ITA), Pedro Geromel (Grêmio-BRA)

Meio-campistas
Casemiro (Real Madrid-ESP), Fernandinho (Manchester City-ING), Paulinho (Barcelona-ESP), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN), Fred (Shakhtar Donetsk-UCR), Philippe Coutinho (Barcelona-ESP), Willian (Chelsea-ING)

Atacantes
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Douglas Costa (Juventus-ITA), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

Copa 2018