Topo

Copa 2018

Desconhecido? 'Quem vê Liga dos Campeões me conhece', diz volante Fred

Do UOL, em São Paulo

15/05/2018 15h05

O volante Fred chegou ao Shakhtar Donetsk (UCR) em 2013, após apenas dois anos como profissional do Internacional. Cinco anos depois, está entre os convocados do técnico Tite para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Mesmo diante da pouca visibilidade do futebol ucraniano no Brasil, Fred não se preocupa por ser um nome menos conhecido da torcida. Em entrevista nesta terça-feira ao canal de TV por assinatura SporTV, o meio-campista diz ter sido capaz de agradar a Tite durante os jogos de sua equipe na Liga dos Campeões da Europa – na temporada 2017/2018, o time caiu nas oitavas de final diante da Roma.

“É uma felicidade muito imensa estar nessa lista do Tite para a Copa do Mundo. É uma honra estar representando nosso país. Creio que pesou (na convocação) a Liga dos Campeões, já que o Campeonato Ucraniano é pouco visto no Brasil. Na Champions League, tivemos um excelente desempenho, (mas) infelizmente não conseguimos chegar mais longe. Creio que o Tite olhou e eu pude estar nessa lista”, disse Fred

O volante tinha a concorrência de Arthur, do Grêmio, para a posição na seleção. No ataque, outro jogador do Shakhtar levou a melhor sobre um concorrente gremista: Taison, contra Luan. Ainda assim, Fred adotou um tom político ao comentar as escolhas de Tite.

“São grandes jogadores, tanto o Arthur quanto o Luan. Creio que podiam estar na lista também, iam ser muito bem recebidos por todos. Como eu disse, estou na Europa há cinco anos, o Taison está há sete ou oito. É difícil acompanhar o campeonato aqui - as pessoas vão criticar, é normal, não conhecem. Mas quem acompanha Champions League conhece, sabe do nosso potencial, o quanto nós batalhamos para estar nessa lista. Creio que o Tite foi bem”, disse.

“O Arthur e o Luan são excelentes jogadores. São (meus) amigos inclusive - o Luan foi comigo em toda a preparação nas Olimpíadas. Torço muito por eles. Se Deus quiser, a gente vai poder caminhar junto em outras Copas também”, completou.

De saída do Shakhtar

A imprensa europeia tem colocado Fred na mira dos rivais Manchester United e Manchester City para a temporada 2017/2018. Questionado a respeito, o próprio jogador admite que quer “buscar um salto” na carreira, e pretende conversar com o Shakhtar sobre uma negociação – mas apenas depois da Copa do Mundo.

“Sou muito feliz no Shakhtar, mas já estou aqui há cinco anos. Deixei claro ao clube que fui muito feliz aqui, mas quero buscar um salto na minha carreira. Tem outros clubes interessados, na Inglaterra e na liga francesa. Quero dar um salto maior. Agora tenho que esperar a Copa do Mundo passar para aguardar o melhor destino”, disse, sem dar detalhes sobre a oferta da França.

“O clube nos proporciona coisas boas. Mas estou aqui há cinco anos, tenho sonho de jogar em grandes clubes da Europa. Deixei claro ao clube que é meu momento. O clube está um pouco relutante, já que tenho contrato até 2021, mas vamos conversar depois da Copa”, completou.

Copa 2018