Topo

Copa 2018

Jornalista japonês chamado Tas pede a fãs de Guerrero: "Parem de me xingar"

reprodução/Twitter
Imagem: reprodução/Twitter

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

15/05/2018 07h40

Não é raro que confusões desse tipo ocorram no Twitter. Nesta segunda-feira (14), depois de Paolo Guerrero ter a suspensão por doping ampliada para 14 meses pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), um jornalista japonês apelidado de “Tas” foi atacado, ofendido e ameaçado por incontáveis fãs do peruano.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

“Se meteu com o capitão do Peru, agora sentirá o ódio de todo o país”, escreveu um usuário do Twitter para a conta @TAS. No entanto, o perfil pertence ao jornalista japonês Tasuku Okawa, que trabalha no site Goal, do Japão.

O profissional já esclareceu que não tem nada a ver com o TAS que tirou Guerrero da Copa do Mundo, mas, mesmo assim, ainda está recebendo mensagens ofensivas. "Oi, Peru. Sei que estão sofrendo, mas eu não sou o TAS. Por favor, parem de me xingar!", pediu.

"Eu sou editor de futebol, então consigo entender a dor do povo peruano pela situação do Paolo", disse Tasuku, o Tas, ao UOL Esporte. Ele conta que esta não foi a primeira vez que usuários do Twitter o confundiram com o Tribunal Arbitral do Esporte.

Em junho do ano passado, quando o Atlético de Madri foi impedido de contratar jogadores por duas temporadas, Tasuku conheceu a ira da torcida espanhola. Foi neste momento que o jornalista começou a escrever suas postagens em espanhol (embora o faça com o auxílio do Google Tradutor, como ele próprio admite) e se tornou torcedor do clube.

"Eu amo futebol, mas ainda não tinha um clube específico para torcer. Os maiores jornais da Espanha já escreveram sobre a minha paixão, e fui convidado para ir à Espanha em fevereiro deste ano. Fiquei relativamente famoso entre os torcedores do Atlético", relatou Tas, orgulhoso.

Se esta não foi a primeira vez que o confundiram com o Tribunal, é de se esperar que também não seja a última. Mas isso não o deixa com vontade de mudar o nome de usuário no Twitter. "Esse nome me deu uma chance incrível de conhecer pessoas novas, então eu não penso em mudá-lo", afirmou.

Os torcedores do Flamengo, clube de Guerrero, também estão interagindo com Tasuku. "Ele literalmente virou torcedor do Atlético de Madri depois da torcida do Atleti xingar o perfil dele. Se continuarem xingando, talvez vire flamenguista", brincou um. "Fico feliz por estar animando as pessoas pelo menos um pouco em um momento triste para elas", rebateu o japonês.

Um usuário peruano agradeceu de forma inusitada. "Como você é o único TAS que vai ler nossas mensagens, lá vai: O TAS É VENDIDO! Injustiça contra Paolo Guerrero! Força, Paolo, e obrigado, Tasuku, por ser nosso paredão de fuzilamento em um momento de raiva", divertiu-se o torcedor Manuel Alonso, do Peru.

Por outro lado, uma moça se desculpou pelo termo usado por muitos peruanos na tentativa de se referir a Tasuku. "Tas, peço desculpa em nome dos meus irmãos compatriotas, espero que entenda que este momento é terrível para nós. Nós chamamos de “chineses” todos aqueles com olhos puxados, característica dos asiáticos”, explicou ela. “Chamar de chinês a um japonês é como chamar de chileno um peruano", alertou um rapaz peruano.

Copa 2018