Topo

Copa 2018

Reservas nos clubes e adversários em final: a briga pelo gol da Argentina

Romero foi substituído por Caballero na goleada sofrida diante da Espanha - David Ramos/Getty Images
Romero foi substituído por Caballero na goleada sofrida diante da Espanha Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/05/2018 04h00

Titular absoluto da Argentina desde a Copa do Mundo de 2010, Sergio Romero pode perder essa condição justamente às vésperas de bater um recorde no torneio. Quem o ameaça é um goleiro com apenas dois jogos na seleção principal e seu adversário na Europa: o veterano Willy Caballero, de 36 anos, está cada vez com mais crédito com o técnico Jorge Sampaoli.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Embora seja cinco anos mais velho que Romero, Caballero só tem duas convocações pela equipe principal da Argentina, sendo apenas uma com Sampaoli. Foi justamente nos amistosos de março deste ano, quando ele estreou pela seleção com boa atuação na vitória sobre a Itália. Em seguida, começou na reserva e substituiu Romero, lesionado, no início da goleada por 6 a 1 sofrida diante da Espanha.

O último resultado, no entanto, não desanimou Sampaoli. As defesas contra a Itália lhe renderam pontos, assim como seu estilo. Afinal, o treinador da Argentina gosta de goleiros que sabem sair jogando com os pés, e nesse ponto Caballero leva vantagem sobre Romero.

Romero, por sua vez, é dono da condição de titular da Argentina há muito tempo. Jogou as últimas duas Copas e estava no vice de 2014. Com 12 jogos no torneio, está a um de igualar o recorde de Ubaldo Fillol, uma lenda argentina com 13 partidas em Mundiais.

A competição entre eles está aberta, e não é só na seleção. Afinal, os dois atuam na Inglaterra: Romero é do Manchester United, enquanto Caballero atua no Chelsea. E aí surge outra coincidência, vista como negativa por muitos. Ambos são reservas em suas equipes.

Na atual temporada, Romero fez apenas 14 jogos pelo Manchester, sendo só cinco neste ano. Caballero perde por um jogo na temporada, mas leva vantagem em 2018 com dez partidas pelo Chelsea.

Na última segunda-feira, os dois estavam na pré-lista de 35 convocados anunciada por Sampaoli, que só irá divulgar os 23 que vão à Copa na segunda, 21. Nahuel Guzmán, reserva mais assíduo de Romero nos últimos meses, e Franco Armani, em boa fase pelo River Plate, completaram a relação de goleiros. Um deles, porém, deve ficar sem a vaga na Rússia.

Dois dias antes de anunciar os 23, Sampaoli deverá ver um tira-teima entre Caballero e Romero, já que no sábado acontece a final da Copa da Inglaterra entre Manchester e Chelsea. Reservas de suas equipes, eles raramente atuaram no Inglês e costumam ter mais chances nas copas. A disputa está só começando.

Copa 2018